As Notícias do Mundo Lusófono
Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
Pesquisar

em
Notícias

» Angola
» Brasil

» Cabo Verde
» Guiné-Bissau
» Moçambique
» Portugal
» S. Tomé e Príncipe
» Timor Leste
» Comunidades
» CPLP
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
Canais


» Manchete
» Opinião
» Entrevistas
» Comunicados
» Coluna do Leitor
» Bocas Lusófonas
» Lusófias
» Alto Hama

» Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
Serviços

» Classificados
» Meteorologia
» Postais Virtuais
» Correio

» Índice de Negócios
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
Desporto
Festival Baluarte na Ilha de Moçambique de 27 a 29 de Junho
- 20-Jun-2003 - 10:10

O Primeiro Festival do Baluarte na Ilha de Moçambique (de 27 a 29 de Junho) é um festival de animação sociocultural, envolvendo as diferentes artes presentes no norte do país e no seu entorno geográfico regional.


Será um festival de arte: fotografia, escultura, pintura, cerâmica, ourivesaria, cestaria, gastronomia, penteados, curandeiros, máscaras de belezas m’siro...; festival de dança: tufo, mahuiti, chacacha, mussope(dança da corda), marimba, rumba...; Festival de música moderna, tradicional, dj’s, funky...; festival de rua: malabarismo, teatro de rua, palhaços, lançadores de fogo, acrobatas, estátuas vivas, andadores com antas, faquir, músicos, declamação de poemas...

Além disso, serão organizadas regatas de casquinha e de almadia, actividades educativas com os alunos das escolas da Ilha, actividades de desporto...

O Festival pretende dar a conhecer a beleza da Ilha e do litoral de Nampula, e fomentar actividades económico-culturais no norte de Moçambique. A almadia foi escolhida como emblema deste festival visto que é o símbolo do encontro entre culturas do Índico. O projecto de organizar um festival na Ilha de Moçambique é associativo, os benefícios serão aplicados em projectos educativos e socioculturais para o desenvolvimento sustentável na Ilha de Moçambique.

Objectivo

É um evento em que participam, apoiam e dinamizam a Comunidade da Ilha de Moçambique, confrarias e líderes locais, ong’s nacionais e internacionais (Oikos, Associação dos Amigos da Ilha, CLEJE, Associação M’sindzano, Waili Wa Vendzanao, Ouhayati, CMAC, Olakana Wamiravo), sectores do Governo (Gabinete do Governador, Direcção Nacional do Património, Direcção Provincial da Cultura, Direcção Provincial do Turismo, Concelho Municipal da Ilha de Moçambique, Direcção Distrital da Cultura da Ilha de Moçambique, Concelho Municipal de Nampula), instituições nacionais (Museu Nacional de Etnologia, Museu Palácio de S.Paulo, Capitania da Ilha de Moçambique, Escola Secundária da Ilha de Moçambique, Universidade Católica de Moçambique, EDM), instituições internacionais (Serviço de Cooperação e de Acção Cultural Francesa em Moçambique, Centro Franco-moçambicano de Maputo, Unesco, Instituto Camões, Comité du Tourisme de Mayotte, Conseil Général de Mayotte, Délégation aux Affaires Culturelles de Mayotte, Office dionysien du Temps Libre (Ilha da Reunião) sector privado (Escondidinho, Hotel Omuhipiti, Restaurante Relíquias, Gonstrói, Pemba Beach Hotel...)

Tem como patrocinadores a PSI, Coca-cola, LAM, TVM, Cervejas de Moçambique, Companhia Industrial do Monapo, Intur, Mextur e Serviço de Cooperação e de Acção Cultural Francesa em Moçambique.

Tem como objectivo desenvolvimento sustentável da Comunidade da Ilha, das associações, promover e divulgar o património cultural, artístico e histórico, nacional e internacional.

Encontro de Culturas no Índico

A Ilha de Moçambique foi declarada património Histórico da Humanidade pela UNESCO em 1991. Os esforços para reconstruir esta pérola do Índico são muitos desde então. A Ilha merece realmente um lugar de destaque a nível cultural. Uma parte do património tem sido reconstruído e reabilitado recentemente. Novos projectos estão-se preparando à medida que se descobre a Ilha e o seu potencial.Este Festival será uma ocasião de ver o trabalho já feito e perspectivar actividades e investimentos futuros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo

 
 Video Destaque
Ligações

Jornais Comunidades

 
Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Website Design Portugal por NOVAimagem