As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Centro Cultural Português do Mindelo assinala 10 anos de teatro
- 20-Jun-2003 - 16:21

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, Cabo Verde, apresenta hoje e sábado, no Mindelo, a peça "Cloun Creoulos Dei", uma reposição destinada a assinalar os 10 anos da companhia.


O espectáculo, apresentado pela primeira vez pelo grupo a 19 de Setembro de 1999, numa co-produção com o Teatro Meridional de Portugal, passou nesse ano por várias cidades, incluindo portuguesas, como Coimbra, Évora, Braga e Porto.

"Cloun Creoulos Dei" é uma adaptação para a realidade cabo- verdiana do encenador português Miguel Seabra, a partir de "Cloun Dei", concebido e estreado em 1993 pelo Teatro Meridional.

"Palhaços Crioulos de Deus", na tradução portuguesa, é uma coreografia teatral baseada na ironia, humor e ternura próprios da personagem do palhaço, contra a ideia de pecado como é apresentada pela cultura ocidental.

Com direcção cénica de João Branco, encenador habitual do grupo do Centro Cultural Português, o espectáculo conta com as interpretações de Elisabete Gonçalves, Edson Fortes, Anselmo Fortes e Paulo Miranda. Do elenco de há quatro anos mantêm-se Edson Fortes e Paulo Miranda.

O Grupo de Teatro do Centro Cultural Português do Mindelo, responsável por uma arte dramática nova em Cabo Verde, surgiu a 18 de Fevereiro de 1993, por iniciativa do jovem português João Branco.

Até agora apresentaram 32 peças. A 08 de Setembro será a vez do "Rei Lear", de Wiliam Shakespeare.

A par das três estreias deste ano, destinadas a assinalar o décimo aniversário do Grupo, apresentaram algumas reposições dos seus espectáculos mais importantes como "Salon", de Mário Lúcio Sousa, "À Espera da Chuva", inspirado em "À Espera de Godot" de Samuel Beckett, "Auto da Holanda", a partir de "Auto da Índia" de Gil Vicente, "Médico à Força", de Moliére, e "Conde de Abranhos", adaptação de Eça de Queirós.

Ao longo de uma década, o grupo foi agraciado com o prémio de Mérito Teatral, atribuído em 1997 pela Fundação Luso-Brasileira para o Desenvolvimento da Língua Portuguesa, e o Prémio Micadinaia da Cultura, da Academia de Estudos e Culturas Comparadas, em 1999.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem