As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Angola e Cabo Verde solicitam ajuda internacional para a Guiné-Bissau
- 22-Jun-2003 - 14:43

Angola e Cabo Verde, numa declaração conjunta dos seus chefes de governo, apelaram sábado à comunidade internacional que continue a ajudar a Guiné-Bissau a "ultrapassar o difícil momento que atravessa".


O apelo consta do comunicado final da visita oficial a Cabo Verde do primeiro-ministro de Angola, Fernando da Piedade Dias dos Santos, concluída sábado.

Por outro lado, Fernando Piedade Dias dos Santos e o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, "saúdam a Declaração do Conselho de Segurança da ONU", do passado dia 19, que denuncia a existência de "uma deterioração geral no clima político".

No relatório, o secretário-geral da ONU, Kofi Annan, refere que desde Dezembro de 2002, quando elaborou o anterior documento, "a falta de progresso nas esferas constitucional e eleitoral foram reflectidas na deterioração geral do clima político" no país.

Para além do apelo à ajuda ao "país irmão", os chefes dos governos de Angola e Cabo Verde, na declaração conjunta, aludem a outras questões de política internacional no continente africano, e manifestam "preocupação face à instabilidade que prevalece nas respectivas sub-regiões".

Aproveitam ainda para saudar a decisão do Conselho de Segurança da ONU de enviar forças de manutenção da paz para o Leste da República Democrática do Congo.

Para José Maria Neves e Fernando da Piedade Dias dos Santos, é de grande importância a implementação do acordo entre as partes congolesas, que estabelece o funcionamento das instituições de transição.

Os dois chefes de governo também se "regozijaram pela conclusão de um acordo de cessar-fogo na Libéria", e apelaram à sua "efectiva implementação, com vista ao estabelecimento da paz definitiva naquele país".

E, a concluir nas questões de política internacional, o comunicado final da visita refere que os chefes dos executivos angolano e cabo-verdiano entendem que a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD) deverá ser a "base para a mobilização de financiamentos internacionais para o desenvolvimento do continente africano".

O Primeiro Ministro de Angola, à frente de uma delegação de mais sete membros do Governo e titulares de organizações empresariais, esteve em Cabo Verde entre a passada quarta-feira e sábado.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem