Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Guiné Bissau
Lançada primeira revista exclusivamente feminina, a Kampuni
- 27-Apr-2009 - 14:01


Kampuni, assim se chama a primeira revista que irá abordar em exclusivo os assuntos ligados à mulher na Guiné-Bissau, lançada em Bissau por uma jovem recém-chegada ao país, após concluir os estudos no Brasil.


Licenciada em jornalismo e ex-modelo, Tania Proença Tavares criou e dirige a revista Kampuni (expressão que em dialecto Bijagó significa rapariga), uma publicação mensal que irá centrar-se no dia-a-dia da mulher guineense.

Os aspectos ligados à cultura e literatura merecerão uma atenção especial, mas os sucessos e os insucessos da mulher guineense serão o enfoque central da revista, que traz na capa da primeira edição a fotografia da jovem Rosa da Cunha, Miss Guiné-Bissau 2008, coroada em Portugal.

No editorial, a Kampuni é justificada como fazendo parte de “um desabrochar e emergência de uma certa classe política feminina” na Guiné-Bissau, facto que a promotora da revista entende que deve ser trazido ao de cima através da comunicação social.

A revista traz ainda uma longa entrevista com Francisca Pereira, um dos “rostos” da classe política guineense e veterana da luta armada pela independência do país, além de ter sido várias vezes ministra e responsável por altos cargos públicos.

Uma reportagem com a actriz, cantora e modelo moçambicana Vânia Oliveira, a residir em Portugal, e uma breve história de vida de Michel Obama, a mulher do Presidente dos Estados Unidos, são outros dos temas da primeira edição da Kampuni.

A revista de Tania Tavares também apresenta ao público uma reportagem sobre a mulher no mundo rural na Guiné-Bissau, falando da “dura realidade” que é viver no campo.

As exóticas fotografias das meninas Bijagós durante o Carnaval, em Bissau, o lançamento do ultimo livro de Odete Semedo, uma das poucas escritoras da Guiné-Bissau, uma entrevista com Djanira Batista, jovem modelo guineense que deu cartas no mundo da moda no Brasil, e a história da cantora Dulce Neves, são ainda outros dos assuntos focados pela Kampuni.

O numero zero fechou com breves conselhos sobre os cuidados que uma mãe deve ter para com uma criança, dando enfoque nos aspectos da amamentação, a questão do HIV/SIDA, as preocupações dos organismos internacionais com a “alta taxa de mortalidade materna” e a problemática questão da mutilação genital feminina na Guiné-Bissau.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Construção de Websites Portugal por NOVAimagem