Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
SIDA e África unem-se
na morte e na desgraça

- 30-Jun-2003 - 23:58


A doença matará 70 milhões de pessoas em todo o mundo até 2020 se não for descoberta uma vacina


Cerca de sete milhões de agricultores de 25 países africanos morreram com SIDA desde 1985, pondo em risco o direito a alimentos de milhões de pessoas, afirma a Organização para a Alimentação e Agricultura (FAO) da ONU. Nos países afectados, verificou-se uma redução no consumo de alimentos em cerca de 40 por cento, sublinhou o director da FAO, Jaccques Diouf, alertando que mais 16 milhões de agricultores vítimas do vírus da SIDA poderão morrer até 2020.


"Quando os camponeses e as suas famílias ficam doentes, cultivam menos terra e produtos, que não exijam tanta mão-de-obra, diminuindo a produtividade, ao mesmo tempo que aumenta a fome e má nutrição", disse Diouf. "Muitas crianças ficam órfãs antes de aprender a cultivar as terras, preparar os alimentos e a sustentar-se a si próprios", referiu o director da FAO, adiantando que nas zonas mais afectadas os jovens já sofrem de má nutrição.

Nesse sentido, a FAO e o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre a SIDA/HIV (ONUSIDA) apelaram num comunicado divulgado em Genebra, para que os Ministérios da Agricultura e as instituições agrícolas dos países africanos intensifiquem os seus esforços de luta contra o aumento da SIDA e a criar programas básicos sobre a implicação que a doença tem na agricultura.

A FAO e a ONUSIDA salientam também, num relatório, o impacto que a doença tem nos Ministérios da Agricultura, revelando que no Quénia 58 por cento dos funcionários morreram vítimas da SIDA e que no Malawi 16 por cento são portadores do vírus.

O relatório alerta ainda que a doença e a morte de funcionários dos ministérios e instituições agrícolas comprometem a capacidade dos governos para criar condições para lutar contra a epidemia.


O EXEMPLO DE MOÇAMBIQUE


O presidente de Moçambique, Joaquim Chissano, afirmou em Maputo que a propagação da SIDA está a reduzir a mão-de-obra qualificada e a comprometer o desenvolvimento do país.

Chissano, que falava no lançamento da iniciativa das Nações Unidas "Pacto Global", exortou os agentes económicos moçambicanos a um maior envolvimento na redução do impacto do HIV/SIDA, e no combate à exclusão social e à pobreza.

"A propagação do HIV/SIDA tem-se reflectido na redução da mão-de-obra qualificada, comprometendo a produção e a produtividade dos sectores produtivos da economia nacional", frisou o Presidente.

Se não "agirmos para reduzir a propagação, corremos o risco de vermos comprometido o almejado desenvolvimento deste país", acrescentou Chissano, dirigindo-se a todos os moçambicanos.

O chefe de Estado moçambicano sublinhou que a doença conduzirá a uma queda da produtividade no país, a um aumento do absentismo dos trabalhadores e à carência de quadros qualificados, além do "pesado" custo financeiro resultante da assistência médica e medicamentosa aos doentes.

Face a esta preocupação, Joaquim Chissano apelou à intervenção de todas as forças da sociedade moçambicana de modo a contribuir para a construção de uma sociedade "assente no respeito pelos direitos humanos, livre da pobreza e de doenças que põem em perigo a vida do cidadão".

Foi por essa razão que o seu governo decidiu aderir ao "Pacto Global", que visa, entre outros aspectos, a promoção dos direitos humanos, a protecção ambiental e normas laborais por parte das empresas.

Moçambique é o segundo país da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), depois do Brasil, a aderir a esta iniciativa, lançada pelo secretário-geral da ONU, Kofi Annan, em Julho de 2000.

"Ao aderirmos a esta iniciativa, queremos criar uma consciência comum de compromisso na promoção dos direitos e valores fundamentais, na criação de um ambiente favorável, com base nos direitos fundamentais do Homem, e ao uso sustentável dos recursos naturais", disse.

Cerca de 860 empresas de 55 países já subscreveram a iniciativa, que pretende ainda estabelecer parcerias entre as empresas e os organismos das Nações Unidas, nomeadamente a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o gabinete de promoção dos Direitos Humanos e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem