| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Brasil
|
|
Livro sobre Timor apresentado no Instituto Camões, em Lisboa
- 2-Jul-2003 - 12:40
No próximo dia 7, pelas 18,30 horas, no auditório do Instituto Camões, em Lisboa, terá lugar a apresentação do livro «Queimado, Queimado, mas agora nosso! Timor: Das cinzas à liberdade», da jornalista brasileira Rosely Forganes.
Pela primeira vez, a história recente de Timor, de 1999 até agora, é contada como uma aventura, uma grande aventura humana, repleta de personagens, todos reais. A originalidade do livro é o tom, com muito senso de humor e emoção. Representa também o ponto de vista brasileiro, que nunca se ouviu em Portugal, porque se trata do único livro escrito sobre Timor no Brasil e igualmente de um ponto de vista feminino, com uma sensibilidade própria. As mulheres correspondentes de guerra ainda são raras.
Outra grande diferença em relação aos livros publicados em Portugal, é que, ao contrário dos nossos, que relatam o período dramático de 1999, este começa nessa altura e continua, praticamente ate a independência, contando também a reconstrução do pais, e o nascimento de uma democracia. Com mais de 20 anos de experiência como grande repórter e correspondente internacional, a autora faz ainda uma interessante reflexão sobre a essência do jornalismo, principalmente em situações-limite como foi a de Timor.
Rosely Forganes esteve cinco vezes em Timor desde 1999, a primeira durante a guerra, em 1999, a ultima em março, para representar oficialmente o Brasil na I Feira do Livro de Díli. A sua serie de reportagens " Vozes do Timor", para a Radio Eldorado de São Paulo, recebeu o prémio Vladmir Herzog de Jornalismo e Direitos, um dos mais importantes do Brasil. Esta série vem incluída na integra em CD juntamente com o livro.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|