As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Corveta da Marinha portuguesa em exercícios com fuzileiros cabo-verdianos
- 17-Jul-2009 - 11:11


A corveta da Marinha portuguesa "Baptista de Andrade" vai efectuar hoje um exercício naval conjunto com a Companhia de Fuzileiros Navais de Cabo Verde, disse à Agência Lusa o porta-voz das Forças Armadas cabo-verdianas.


Segundo o capitão José António da Graça, o exercício decorre na Praia da Areia Grande/Santa Cruz, na baía de Pedra Badejo, litoral noroeste da ilha de Santiago, a cerca de 30 quilómetros da Cidade da Praia, e consiste num desembarque de tropas e em patrulhas marítimas de reconhecimento.

O exercício, acrescentou, insere-se no quadro das acções de cooperação bilaterais neste domínio, em que Portugal tem sido um dos principais parceiros de Cabo Verde.

Paralelamente ao exercício conjunto, as Forças Armadas de Cabo Verde, com o apoio da tripulação da corveta portuguesa farão um conjunto de acções sociais, com destaque para as consultas e controlo médico dos soldados cabo-verdianos, para a pintura de edifícios e reparação de equipamentos do Exército.

A corveta "Baptista de Andrade", com uma guarnição de 95 elementos (10 oficiais, 15 sargentos e 70 praças), está em Cabo Verde desde 05 deste mês no âmbito de uma viagem de instrução de Cadetes do 3º ano da Escola Naval em Portugal, disse à Lusa o adido militar adstrito à Embaixada de Portugal em Cabo Verde.

Segundo o coronel José Alface, a missão está integrada num programa de formação e de treino, intitulado "Iniciativa Mar Aberto/2009", tendo já escalado os portos da Cidade da Praia, para onde voltará ao fim da tarde de sexta-feira, e do Mindelo (ilha de São Vicente).

Na corveta, que deixa domingo a Cidade da Praia, rumo a Lisboa, será dada também uma recepção, acrescentou, lembrando que, durante a permanência da embarcação em Cabo Verde, foi aprofundada a cooperação com a Guarda Costeira local, particularmente no que respeita à vertente do exercício da autoridade marítima.

José Alface adiantou que a cooperação envolveu também outras entidades com responsabilidades no exercício da autoridade do Estado Cabo-Verdiano nas águas sob a respectiva soberania e jurisdição, como as polícias Judiciária (PJ) e Marítima (PM) e a Direcção-Geral de Pescas.

Estas acções enquadram-se, a nível bilateral, no âmbito do acordo assinado no Domínio da Fiscalização de Espaços Marítimos sob a Soberania e Jurisdição de Cabo Verde e, no multilateral, no Pilar "Segurança e Estabilidade" da Parceria Especial que o arquipélago tem com a União Europeia (UE), e cuja operacionalização é garantida por Portugal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem