| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Cabo Verde
|
|
Portugal e Brasil apoiam extensão da plataforma continental
- 20-Jul-2009 - 18:15
Portugal e Brasil vão apoiar Cabo Verde na preparação do processo para a extensão da plataforma continental de 200 para 350 milhas, soube-se hoje na Cidade da Praia.
A decisão saiu hoje da reunião dos ministros responsáveis para os assuntos do Mar, reunidos na Cidade da Praia, à margem da Reunião do Conselho de Ministros da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Cabo Verde, com base nas normas da Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar de 1982, pretende ampliar para 350 milhas náuticas, a área marítima sob sua jurisdição.
Segundo o Ministro do Ambiente e Recursos Marinhos de Cabo Verde, José Maria Veiga, o arquipélago recebeu durante a reunião a garantia de apoio de Portugal e do Brasil na elaboração dos estudos preliminares para a extensão da plataforma.
"Há um trabalho fundamental que foi aqui reconhecido que é a partilha do conhecimento. Portugal, que já está a ajudar Cabo Verde neste processo, e o Brasil são os países que estão a liderar este processo, permitindo que tenhamos mais possibilidades de organizar esse trabalho de extensão da plataforma", explicou o ministro, adiantando que espera o fim dos estudos até 2014.
José Maria Veiga salientou ainda que os estudos necessários para apresentação do projecto à Organização das Nações Unidas exigem recursos elevados que o país não dispõe.
"Portugal e Brasil já têm estas informações e esta parceria abre-nos a possibilidade de economizar muito dinheiro na obtenção de conhecimentos que já existem nestes países", concluiu.

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|