As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Dia da independência à espera de qualificação para taça africana
- 2-Jul-2003 - 17:34

Cabo Verde celebra no sábado o 28º aniversário da independência na expectativa de a selecção nacional de futebol conseguir, nesse mesmo dia, a qualificação para a fase final da Taça Africana das Nações (CAN 2004).


O dia da independência será assinalado no país com diversas cerimónias oficiais, incluindo uma sessão solene na Assembleia Nacional, mas os cabo-verdianos vão estar particularmente atentos ao jogo da selecção em Nairobi, frente ao Quénia, o último da fase de qualificação para a CAN 2004.

Uma vitória de Cabo Verde contra o líder do grupo poderá abrir as portas a um feito histórico para a selecção nacional, que disputa pela primeira vez o acesso à fase final da competição, a realizar em Julho de 2004, na Tunísia.

Cabo Verde terá de vencer o Quénia em Nairobi, o que não será fácil, e esperar que o Togo seja derrotado, empate ou vença por uma margem inferior na deslocação a Nouakshote, onde jogará com a Mauritânia.

Haja o que houver, Cabo Verde pode dar como satisfatória a campanha de qualificação para a CAN 2004, na medida em que, sendo esta a sua primeira tentativa de marcar presença numa fase final, discute o primeiro lugar no grupo em que está inserido até ao último minuto do último jogo.

Trata-se de um motivo de consolação no caso de não conseguir passar, mas a qualificação significará mais um elemento festivo a juntar-se ao facto de os cabo-verdianos comemorarem, exactamente no dia 05 de Julho, o 28º aniversário da independência.

Uma sessão solene do parlamento, inaugurações, actividades desportivas, recreativas e culturais e, ainda, uma visita a Santa Luzia, a primeira de um governante cabo-verdiano à única ilha não habitada do arquipélago, estão previstas para os próximos dias, devendo prolongar-se para além de 05 de Julho.

Com a presença do Presidente da República, Pedro Pires, os deputados cabo-verdianos vão homenagear a figura do primeiro presidente do parlamento do país, Abílio Duarte, que terá o seu retrato incluído na galeria dos presidentes e verá o seu nome atribuído ao salão nobre do palácio da Assembleia Nacional.

Esta homenagem acontecerá no sábado e antecederá a sessão solene que marcará, oficialmente, a passagem do aniversário da independência de Cabo Verde, proclamada em 1975.

No que toca ao programa do governo, estão previstas inaugurações e visitas a um conjunto de infra-estruturas sociais e económicas em várias ilhas, merecendo destaque o novo bloco cirúrgico do hospital Agostinho Neto, da Cidade da Praia, onde também será inaugurado o primeiro serviço de Tomografia Axial Computorizada (TAC) do país.

O lançamento das primeiras pedras para a construção de várias outras infra-estruturas, como enfermarias e centros de saúde, constam igualmente do programa, assim como uma série de exposições, conferências, lançamentos de obras literárias e a abertura da XIX Feira do Livro Português, na Cidade da Praia.

No domínio da preservação do património histórico, comum a quase todos os países lusófonos, está marcada a inauguração das obras de restauro do Convento de São Francisco, na Cidade Velha, e a apresentação pública do projecto do Museu da Resistência, que se localizará no antigo campo de concentração do Tarrafal.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem