Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
CPLP na agenda política de Lula da Silva
- 3-Jul-2003 - 17:48

O fortalecimento da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o apoio recíproco às candidaturas dos países lusófonos em organizações são temas da agenda política do Presidente brasileiro, que visita Portugal nos próximos dias 10 e 11.


O Brasil é candidato este ano a um mandato de membro não- permanente do Conselho de Segurança das Nações Unidas no período de 2004-2005 e pretende um assento permanente se este órgão for ampliado.

Na agenda bilateral, garantiu à Agência Lusa o chefe do Departamento Europa do Itamaraty Marcelo Jardim, também merecem destaque as negociações na Organização Mundial do Comércio (OMC).

"Para o Brasil, não será aceitável qualquer resultado da Ronda de Doha que não implique uma reforma profunda nas regras multilaterais para o comércio agrícola, principalmente no que se refere aos subsídios à exportação", disse ainda Marcelo Jardim.

O Governo brasileiro considera que a reforma da Política Agrícola Comum (PAC) da UE, anunciada no final de Junho, constitui um primeiro passo e aguarda as novas propostas a serem apresentadas pelos europeus à OMC.

Outro ponto relevante a ser tratado na visita presidencial de Lula da Silva será a criação de estratégias comuns para difusão da língua portuguesa.

"Na qualidade de presidente actual da CPLP, o Brasil tem centrado a sua actuação do desenvolvimento da concertação diplomática e no estabelecimento do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (ILLP), encarregado da promoção e difusão da língua comum" disse a fonte do Itamaraty.

"O Brasil tem-se empenhado ainda na condução do tema mais sensível hoje dentro da Comunidade - a crise político-económica da Guiné-Bissau - assunto que deverá ser debatido também na VIII reunião ministerial da CPLP, dias 17 e 18 de Julho, em Coimbra", acrescentou.

A fonte do Itamaraty disse ainda à Lusa que nesta visita "o Brasil vai procurar vencer as resistências portuguesas sobre o fortalecimento da vertente de cooperação na Comunidade, particularmente sobre a criação dos Centros de Excelência em Administração Pública (Moçambique) e em Desenvolvimento Empresarial (Angola)".

Na opinião do Itamaraty, "Portugal bloqueia há mais de um ano a assinatura das convenções que possibilitariam a instalação dos centros" o que levou Angola a manifestar a sua preferência para realizar um projecto, de iniciativa brasileira, apenas ao nível bilateral e fora do âmbito da CPLP.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem