| Pesquisar |
|
|
| Notícias |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
| Canais |
»
»
»
»
»
»
»
»
»
|
 |
Siga-nos no
Receba as nossas Notícias

Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui |
|
| Serviços |
»
»
»
»
»
|
|
|
| |
Conversas
no
Café Luso |
|
|
|
|
Cabo Verde
|
|
Malam Bacai Sanhá visita Cabo Verde antes de tomar posse
- 30-Jul-2009 - 12:27
O Presidente eleito da Guiné-Bissau, Malam Bacai Sanhá, vai deslocar-se a Cabo Verde ainda antes de tomar posse, de modo a convidar pessoalmente o seu homólogo Pedro Pires a estar presente quando isso acontecer, noticiou hoje a Angop.
Sanhá anunciou que Pires foi o primeiro chefe de Estado estrangeiro a telefonar-lhe a dar os parabéns pela vitória eleitoral, dentro do espírito de profunda fraternidade entre os dois países, cuja independência teve um mentor comum: Amílcar Cabral.
Por outro lado, deu a entender que não deverá ter grande dificuldade em coabitar com o Governo de Carlos Gomes Júnior, formado com base no resultado das legislativas do ano passado. E disse, citado pela agência noticiosa angolana, que "nunca houve problemas e nem haverá" entre duas personalidades "que lutam pelos mesmos objectivos e militam no mesmo partido".
"(Os rumores de mal estar entre ambos) não são verdade. Aqui, a questão da coabitação não existe. Somos do mesmo partido e vamos trabalhar em conjunto para o desenvolvimento da Guiné-Bissau. Não houve problemas nem haverá", garantiu.
Elogios a Cabo Verde
Malam Bacai Sanhá elogiou o desenvolvimento registado em Cabo Verde, "país irmão", cujo desempenho é, disse, "um exemplo para a Guiné-Bissau e para a África".
"Vamos aproveitar a experiência de Cabo Verde para desenvolver o nosso país", acrescentou, sublinhando que os "momentos difíceis" registados no passado nas relações entre os dois países, na sequência do golpe dado em 1980 por Nino Vieira, estão ultrapassados.
"Hoje, não é fácil falar da unidade entre Cabo Verde e a Guiné-Bissau, pois os tempos são outros. Mas vamos trabalhar em conjunto para criarmos uma cooperação exemplar", concluiu Malam Bacai Sanhá que, já antes da primeira volta das eleições presidenciais guineenses esteve na Cidade da Praia, a pedir "apoio e conselhos" a Pedro Pires.
In: Público

Ver Arquivo
|
|
 |
| |
|
| |
|
|
|
|
|