Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Reforma da defesa e da segurança visa redução de militares
- 4-Aug-2009 - 19:13


A reforma do sector da Defesa e Segurança em curso na Guiné-Bissau visa a redução de dois terços dos actuais efectivos, a modernização das infra-estruturas e o retorno à estabilidade no país, com o afastamento dos militares da vida política.



A reforma vai merecer uma sessão de esclarecimento na quarta-feira da missão da União Europeia em Bissau, conjuntamente com o Movimento Nacional da Sociedade Civil para a Paz, Democracia e Desenvolvimento, com a presença do ministro da Defesa e do Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas interino, Zamora Induta.

Tanto as autoridades guineenses como a comunidade internacional elegem a reforma como elemento crucial para a estabilização da Guiné-Bissau e, a partir da qual, se lançará uma estratégia eficaz para o combate ao narcotráfico no país.

O programa já determinou o número dos efectivos de que precisam as Forças Armadas: 3400 homens. Actualmente estima-se em cerca de 10 mil o número de militares das Forças Armadas guineenses.

A reforma também pretende reduzir e modernizar as diferentes forças policiais no país, harmonizando e extinguindo outras, tudo na perspectiva de criar uma Guarda Nacional Republicana.

Actualmente, a Guiné-Bissau conta com a polícia de protecção pública, polícia judiciária, polícia de trânsito, polícia de intervenção rápida, polícia marítima, guarda-fiscal e guarda-florestal.

Outro objectivo da reforma é criar uma Escola Nacional da Polícia na Guiné-Bissau. Actualmente os polícias guineenses são formados em Portugal, Angola e no Brasil.

O programa pretende também modernizar o sector da Justiça do país, construir uma prisão de alta segurança (não existem prisões na Guiné-Bissau), promover um recenseamento dos Combatentes da Liberdade da Pátria (veteranos de guerra) e criar mecanismos de ocupação dos soldados em tempo de paz e prepará-los para missões humanitárias e de produção dos seus bens de consumo.

Ainda no sector militar, a reforma visa igualmente reintroduzir o serviço militar obrigatório, na medida em que os veteranos da guerra pela independência forem passando à reserva ou à reforma.

Muitos dos actuais soldados que não possuírem aptidões serão dispensados do exército, podendo ser convertidos para as funções da polícia.

A questão do equilíbrio étnico nas Forças Armadas (dominadas actualmente por indivíduos da etnia Balanta) e da elevação da escolaridade no exército é outra das preocupações do programa de reforma no sector militar.

No âmbito da modernização, vários aquartelamentos militares, sobretudo, os que se encontram em Bissau serão extintos.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem