Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Pastéis de Belém são sucesso em «fast-food» de português
- 5-Jul-2003 - 14:47

A Habib´s, maior rede brasileira de de "fast-food", especializada em comida árabe, está a vender cerca de quatro milhões de pastéis de Belém por mês, segundo o presidente do grupo, o português Alberto Saraiva.


Por Marco Antinossi
da agência Lusa

A rede Habib´s, que se prepara para entrar ainda este ano no mercado de "franchising" em Portugal, vendeu nos últimos quatro meses 16 milhões de pastéis de Belém nas suas 204 lojas espalhadas pelo Brasil.

O pastel de Belém passou a vender mais do que alguns dos seus produtos árabes tradicionais como o "quibe" e quase supera os 3.500 milhões de "esfihas" vendidas mensalmente.

"Isto é um verdadeiro acontecimento comercial, sobretudo pelo risco envolvido" disse à agência Lusa o presidente da rede Habib's, o português Alberto Saraiva.

"Tinha tudo para dar errado: um produto português praticamente desconhecido no Brasil a ser vendido num restaurante de comida árabe. Mesmo acreditando que corresse não esperava que fosse um sucesso tão grande", confessou.

Com um investimento inicial de 1,5 milhões de euros, o Pastel de Belém representa hoje oito por cento de toda a facturação da rede, que no ano passado foi de 182,4 milhões de euros.

Alberto Saraiva acredita que as vendas do doce português até ao final do corrente ano possam passar a representar 12 por cento da facturação de toda a rede do grupo.

O sucesso do empreendimento, segundo o presidente do Habib´s, está baseado no tripé qualidade, preço baixo e uma forte campanha de "marketing", que até o final do ano deve consumir cerca de 5,5 milhões de euros.

Preços competitivos, aliás, é uma das características da rede HabibÈs, desde que foi fundada.

Basta dizer que actualmente 70 por cento de todo a facturação é proveniente da venda de produtos com preços inferiores a 30 cêntimos.

Cada unidade do Pastel de Belém, por exemplo, é vendida por 24 cêntimos, enquanto a "esfiha" sai por 15 cêntimos.

Para lançar o Pastel de Belém o Habib´s preparou uma campanha publicitária de televisão filmado num tradicional bairro do Rio de Janeiro, onde mostrava um grupo de portugueses a ironizar o facto de o tradicional produto português ser vendido num restaurante árabe.

A ideia de lançar o doce português no mercado brasileiro surgiu há 10 anos , quando Alberto Saraiva visitou o Mosteiro dos Jerónimos, em Belém e comeu uns pastéis na loja típica que vende os doces portugueses, localizada na zona há mais de 100 anos.

O projecto foi adiado, até que os técnicos da empresa conseguiram, depois de muita investigação e testes, descobrir a receita do Pastel de Belém - um segredo, segundo ele, guardado a sete chaves pelos portugueses.

O lançamento do Pastel de Belém, na verdade, é apenas mais um capítulo do sucesso da vida empresarial de Alberto Andrade, português nascido na Guarda e que veio para o Brasil ainda sem saber andar.

Em apenas 15 anos, quando fundou a primeira loja, em São Paulo, Alberto Saraiva transformou o Habib's na maior rede de "fast food" árabe do mundo.

No Brasil, entre as empresas de "fast food" nacionais e estrangeiras, a rede ocupa o segundo lugar em facturação, logo depois da norte-americana McDonald's.

Os números do ano passado impressionam: no Brasil, foram vendidos 400 milhões de "esfihas", 12 milhões de "quibes", 10 milhões de "beirutes", 10 milhões de pratos árabes e 2,4 milhões de pizzas.

Há dois anos, a rede Habib's iniciou o processo de internacionalização pelo México, onde tem actualmente seis lojas e prepara a expansão para a Espanha, Estados Unidos e China.

Em Portugal, a rede procura um parceiro disposto a investir cerca de 1,7 milhões de euros para criar uma central de produção e abrir pelo menos 50 lojas em todo o país, através do sistema de franquias.

"Queremos encontrar um parceiro português que conheça o nosso sistema, que garante uma rentabilidade líquida de 20 por cento, o que nos permite crescer sem endividamento", disse à Lusa, Alberto Saraiva Saraiva.

Nascido em 1953, na freguesia de Velosa, no município de Celorico da Beira, na Guarda, Alberto Saraiva, filho de emigrantes portugueses, veio para o Brasil com apenas seis meses de idade.

Formado em Medicina, ele assumiu os negócios da família depois da morte do pai, assassinado durante assalto numa pequena padaria, em São Paulo.

Desde essa data, começou a comprar estabelecimentos comerciais como padarias, pequenos restaurantes , pastelarias, e a vendê-los algum tempo depois, após conquistar uma clientela e obter lucros.

Em 1989 surgiu a ideia de abrir uma rede de "fast food" árabe, então inédita no Brasil, com o nome de Habib's (amigo em árabe).

Apesar do sucesso do empreendimento, Alberto Saraiva faz questão de manter um relacionamento próximo com seus funcionários, e supervisionar pessoalmente uma das principais centrais de produção, na cidade de Diadema, na região metropolitana de São Paulo.

"Como português que sou, divulgar e consagrar algo no Brasil que é tão característico de Portugal, como é o Pastel de Belém, deixa- me muito orgulhoso", disse à Lusa Alberto Saraiva.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem