As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Francofonia conquista
um país da Lusofonia

- 7-Jul-2003 - 20:29


Cabo Verde adere à Assembleia Parlamentar da Francofonia. Angola participa (ainda) como observador


A adesão do Parlamento cabo-verdiano é um dos pontos da agenda da 29ª sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia, que decorre até quinta-feira em Niamey (Níger). Uma delegação da Assembleia Nacional cabo-verdiana, conduzida pelo seu presidente, Aristides Lima, encontra-se na capital nigerina para participar nesta reunião de parlamentares francófonos.


Até agora, Cabo Verde tem assistido a esses eventos como observador.

A delegação cabo-verdiana é constituída ainda pelo líder do grupo parlamentar do Movimento para a Democracia (MPD, maior partido da oposição), Rui Figueiredo Soares, e pelos deputados Alcídio Tavares e José Manuel Andrade, do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV, no poder).

No passado mês de Maio, o presidente da Assembleia Nacional cabo-verdiana esteve no Egipto, a convite do seu homólogo egípcio, para participar, como observador na XI Assembleia Regional Africana da Organização Internacional da Francofonia, que é actualmente dirigida pelo ex-presidente senegalês Abdou Diouf.

O encontro, agrupando parlamentos de expressão francesa, permite também o alargamento de contactos com representantes de outros países.

A Assembleia Parlamentar da Francofonia, que se realiza uma vez por ano, é constituída por quatro comissões, designadamente a de questões políticas, parlamentares, educação e problemas culturais e a última que se ocupa da cooperação e desenvolvimento.

Este fórum dos parlamentares francófonos foi criado em 1967, com o objectivo de promover a cooperação Inter-parlamentar e o desenvolvimento democrático dos países de língua francesa.

Actualmente é integrada por 64 membros de pleno direito e associados, bem como de parlamentos observadores.

Angola particioa (ainda) como observador

O Presidente da Assembleia Nacional de Angola, Roberto de Almeida, já se encontra no Níger onde vai participar da nona sessão da Assembleia Parlamentar da Francofonia.

O Presidente da Assembleia Nacional, que vai participar como observador, responde assim a um convite que lhe havia sido formulado em Luanda pelo seu homólogo nigerino, aquando da sua visita a Angola em Fevereiro último .

Falando a imprensa à sua partida, Roberto de Almeida disse que apesar de Angola não ser membro daquela instituição, vai aporveitar a ocasião, na sua qualidade de membro não permanente do Conselho de segurança da ONU e de presidente da sua Comissão para a resolução de conflitos em África, para transmitir uma mensagem sobre a disposição do seu governo de trabalhar para a estabilidade e segurança de África.

Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem