As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Técnicos de estatística dos PALOP trocam experiências em Cabo Verde
- 15-Jul-2003 - 12:31

Técnicos dos cinco Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP) estão reunidos desde segunda-feira, na cidade da Praia, em Cabo Verde, num seminário cujo objectivo é a troca de informações e experiências sobre estatísticas empresariais.


Participam dois especialistas de cada país, e segundo José Cabral, do Instituto Nacional de Estatísticas de Cabo Verde (INE- CV), o interesse maior reside na análise do trabalho desenvolvido no país anfitrião, que, segundo explicou, "já tem mais experiência acumulada sobre a matéria".

Aquele responsável adiantou que Cabo Verde é "o único que já fez um inquérito exaustivo sobre o tecido empresarial nacional", para além de outros trabalhos na mesma área, que permitiram disponibilizar "informações credíveis necessárias ao desenvolvimento da economia".

De acordo com José Cabral, cada país apresenta avanços mais substanciais que os restantes num determinado domínio das estatísticas, estando Moçambique, por exemplo, "um passo à frente dos outros PALOP no que diz respeito às contas nacionais", o que significa um "capital de conhecimento a partilhar" também.

Globalmente, Cabo Verde é, no entanto, o que já tem "maior experiência no domínio da produção, gestão e divulgação de informações estatísticas", considerou aquele responsável do INE- CV, adiantando que "há todo o interesse em partilhá-la".

Daí a escolha de Cabo Verde para a organização do seminário que decorre até ao próximo dia 24, e que é uma das actividades do projecto de apoio aos Sistemas Estatísticos dos países africanos lusófonos que se inscreve, por sua vez, no Programa Indicativo Regional PALOP financiado pela União Europeia (UE).

"Esta é uma área em que os nossos países podem ajudar-se entre si, uma vez que cada um tem experiências e conhecimentos válidos que pode colocar à disposição dos restantes", adiantou José Cabral salvaguardando, no entanto, o facto de tal só ser possível com o financiamento da UE.

O técnico cabo-verdiano considerou que os países lusófonos têm conseguido avanços importantes nessa matéria, e destacou o facto de Cabo Verde ter sido eleito para integrar a Comissão de Estatísticas das Nações Unidas para o período 2004/2007.

Isso prova, na opinião de José Cabral, que o trabalho que vem sendo feito é "de qualidade e resulta da dinâmica crescente que o Sistema Nacional de Estatísticas de Cabo Verde vem registando".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem