Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Portucel negoceia compra de 200 mil hectares para plantar eucaliptos
- 11-Nov-2009 - 12:21


O grupo português Portucel-Soporcel está a ultimar as negociações com o Governo moçambicano para adquirir 200 mil hectares de terrenos (equivalente à área de 200 mil estádios de futebol) para plantar eucaliptos, junto dos quais irá edificar também uma fábrica de pasta de papel.


Segundo afirmou ao PÚBLICO a primeira-ministra de Moçambique, Luísa Dias Diogo, já foram localizadas terras que preenchem cerca de dois terços das necessidades da empresa portuguesa nas províncias de Manica e da Zambézia, a norte de Maputo.

A governante, que falou ao PÚBLICO à margem do encontro Global China Business, que decorreu ontem num hotel em Lisboa, afirmou que está a ser discutida a localização da fábrica de papel. "Tem de estar perto de um porto", sublinhou. Se a opção for Manica, junto à fronteira com o Zimbabwe, a opção mais lógica é o porto da cidade da Beira. Caso seja a Zambézia, terá de se avançar com a viabilização da linha férrea até Nacala, mais a norte (perto de Cabo Delgado).

Numa fase posterior está também planeada a construção de uma fábrica de papel, investimento que surge no âmbito do processo de expansão e internacionalização da Portucel.

Contactada a empresa, fonte oficial afirmou apenas que "o grupo prossegue o processo de análise das possibilidades de expansão internacional na América Latina e África que implicam investimentos muito exigentes, tanto do ponto de vista financeiro como técnico, que requerem um conjunto vasto e complexo de condições que garantam a sua exequibilidade".

O primeiro passo já tinha sido dado em Agosto do ano passado, altura em que a Portucel comunicou a celebração de um acordo de princípio com o Governo de Moçambique. A ideia, segundo afirmou a empresa, era avançar com uma unidade fabril de pasta cuja capacidade de produção nunca seria inferior a um milhão de toneladas por ano.

Para já, conforme constatou Luísa Diogo, falta ainda perceber qual é o tipo de eucalipto mais produtivo nas terras moçambicanas para fazer a pasta. Depois, e face à dimensão do eucaliptal, há que ter em conta as comunidades envolventes de modo a que não seja muito afectadas e quais os benefícios económicos em aspectos como a formação e possibilidade de a empresa fazer outsourcing de algumas actividades.

Na segunda-feira, Luísa Diogo visitou a nova fábrica de papel da Portucel em Setúbal, inaugurada oficialmente no dia 6. A fábrica, que representou um investimento de 550 milhões de euros por parte da empresa detida por Pedro Queiroz Pereira, tem uma capacidade máxima de 500 mil toneladas por ano.

Fonte: Público


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO