As Notícias do Mundo Lusófono
 
Tudo sobre o Mundo Lusófono Votar à página principal
     Última Hora:

 
          em   
 


 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Lorosae
 » Comunidades
 » CPLP

 « Arquivo »

 


 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Manchete


Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 


 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios





 
  news  
Exposição de fotógrafos africanos em Lisboa
- 13-Nov-2009 - 16:27


Presentes trabalhos de fotógrafos de Angola, Gana, Zimbabué, Quénia e Tanzânia que durante o mês de Outubro percorreram províncias de Angola

O Banco Espírito Santo Angola (BESA) e a World Press Photo (WPPh) irão promover uma mostra inédita de cinco fotógrafos africanos na Cimeira Internacional do Planeta Terra, de 19 a 22 de Novembro, no Parque das Nações, Lisboa*. O evento de inauguração terá lugar no próximo dia 19 de Novembro, pelas 17H00 e será presidido pelo Presidente da Comissão Executiva do Banco Espírito Santo, Ricardo Salgado e pelo Presidente do Banco Espírito Santo Angola, Dr. Álvaro Sobrinho.


Em exposição estarão os trabalhos de fotógrafos oriundos de cinco países africanos – Angola, Gana, Zimbabué, Quénia e Tanzânia - que, durante o mês de Outubro, percorreram províncias de Angola para retratar temáticas relacionadas com o Desenvolvimento Sustentável, nomeadamente “águas profundas”, “terra e saúde”, “recursos energéticos”, “solos” e “megacities”.

O BESA irá marcar presença na Cimeira Internacional de Lisboa, promovida pelo Comité Internacional do Planeta Terra da UNESCO, no seguimento da sua distinção como “Banco do Planeta” pela mesma instituição. O evento serve de mote à exposição que pretende dar a conhecer ao mundo os artistas e o legado cultural de Angola e de África e, paralelamente, sensibilizar para a preservação do planeta e dos recursos naturais.

Descrição dos trabalhos em exposição

Artista: Felix Masi
Nacionalidade: Quénia
Tema: Solos
Província Angolana visitada: Benguela
Descrição do artista:
Felix Masi é um fotojornalista documentário/ cineasta e fundador da Voiceless Children. Foi fotojornalista para os jornais The Standard por mais de cinco anos e o seu trabalho foi publicado pela EPA, UNAIDS, World Press Photo Foundation, Medicina Sans Frontières, Revistas Drum, DFID, PNUD, da Universidade de Stanford. Felix é membro da associação Correspondentes Estrangeiros da África Oriental, fotógrafo e membro da Africamedia online e membro da organização Listen Up youthfilmmakers NY.

Artista: Mwanzo Millinga
Nacionalidade: Tanzânia
Tema: Águas profundas
Província Angolana visitada: Benguela
Descrição do artista:
Mwanzo Millinga é gestor, fotógrafo, e professor na Fundação Flame Tree Media, na Tanzânia. A fundação tem como objectivo de promover o talento de jovens fotógrafos, através do desenvolvimento de competências e da capacidade de contar histórias pela fotografia. Desde o seu regresso à Tanzânia, em 2003, após passagens pela Suécia e Noruega, Mwanzo tem dedicado seu tempo a projectos pessoais, tendo exposto os seus trabalhos em várias publicações locais e internacionais, jornais, revistas e livros e em mostras na Tanzânia, Etiópia, Noruega, Eslovénia e Holanda.

Artista: Nana Kofi
Nacionalidade: Gana
Tema: Terra e Saúde
Província Angolana visitada: Luanda/Bengo
Descrição do artista:
Nana Kofi Acquah é um cidadão do mundo, cujas raízes remontam a Elmina, no Gana. Actualmente trabalha a tempo inteiro como fotógrafo (www.nkaphoto.com). É também membro da organização De Derde Kamer (www.dederdekamer.org) e coordenador para a Região do Oeste Africano para a Fundação Vozes de África, onde forma jovens necessitados para se tornarem fotojornalistas.
Artista: Tsvangirayi Mukwazhi
Nacionalidade: Zimbabué
Tema: Recursos Energéticos
Província Angolana visitada: Huíla
Descrição do artista:
Tsvangirayi Mukwazhi é um ex-director de fotografia do extinto Daily News no Zimbabué. O fotógrafo de 30, foi distinguido como Fotografo Africano do Ano pela CNN em 2002, ano em que participou ainda no World Press Photo Joop Swart Masterclass. O seu trabalho foi publicado em várias publicações internacionais, incluindo a revista Newsweek e Time.
Actualmente é fotógrafo freelancer na África do Sul, gere um site dedicado a imagens do país e trabalha regularmente para a Associated Press.

Artista: Walter Fernandes
Nacionalidade: Angola
Tema: Megacities
Província Angolana visitada: Luanda
Descrição do artista:
Walter Fernandes nasceu em 1979 em Luanda - Angola, e aí permaneceu ao longo de toda a sua vida. Antes de começar a trabalhar na indústria do entretenimento e eventos, estudou Ciências Sociais. Em 2003, decidiu mudar de carreira, seguindo a vocação das artes audiovisuais, começando a trabalhar para a empresa angolana Executive Center. No ano seguinte começou por dar apoio à equipa de fotografia da empresa e, passado outro ano, lança-se como fotógrafo, abrindo o seu estúdio de fotografia.
Actualmente é Coordenador do Departamento de Fotografia da Score Media.


Voltar

Ver Arquivo

 
 
Participe na Lista de discussão sobre a Lusofonia
 
  Copyright © 2002 Notícias Lusófonas | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos |
design e programação