As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Cabo Verde disponibiliza arquivos do tráfico de escravos na Internet
- 15-Jul-2003 - 21:56

Os arquivos de tráfico de escravos em Cabo Verde podem ser consultados a partir de terça- feira na Internet, a partir de um "site" criado pelo Arquivo Histórico Nacional deste país.


Através de www.escravos.ahn.cv é possível aceder a uma lista de documentos digitalizados e tomar conhecimento de outro espólio documental onde se pode consultar informações sobre o tráfico negreiro.

As conservatórias do registo civil das várias ilhas, os tribunais, o Boletim Oficial, os livros do exército, marinha e prisões, e os passaportes e guias de navios são outros fundos documentais indicados.

Muitos dos documentos digitalizados estão relacionados com os processos de julgamento da Comissão Mista Luso-Britânica, criada na Ilha da Boavista para combater e punir as violações aos tratados de abolição da escravatura.

Nesses documentos podem encontrar-se os processos de julgamentos dos casos dos navios "Prova", "Magdalena", "Esperança", "Rozalia Habaniera", "Princesa Africana" ou do "Paquete Felix".

No www.escravos.ahn.cv é possível, para já, encontrar meio milhar de documentos de arquivos sobre o tráfico de escravos em Cabo Verde, que teve na ilha da Boavista uma das quatro comissões mistas luso-britânicas para a luta contra o tráfico de escravos, abarcando o período de 1836 a 1890.

O Ministro da Cultura e Desportos, Jorge Tolentino Araújo, que terça-feira presidiu à sessão de inauguração do "site", considerou de grande relevância este projecto para tornar acessível a consulta aos investigadores, e também como dinamizador da actividade do Arquivo Histórico Nacional.

Este acervo - na sua óptica - será de grande importância também como contributo para o projecto de arquivo histórico dos PALOP (Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa), que os cinco países querem montar e ao qual o Estado de Cabo Verde tenciona dedicar "grande atenção e dinamismo" nos próximos tempos.

Os Arquivos do Tráfico de Escravos em Cabo Verde são um projecto apoiado pela UNESCO e enquadram-se no seu programa Memória do Mundo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem