Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Assembleia constitutiva da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa
- 4-Dec-2009 - 22:23


O Sindicato dos Jornalistas (SJ) de Portugal é o anfitrião de organizações de jornalistas dos países de língua portuguesa que, de 5 a 7 de Dezembro, se reúnem em Lisboa, na sede nacional do Sindicato, em Assembleia constitutiva da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa.


A iniciativa é uma antiga aspiração do SJ e demais organizações de jornalistas dos países de língua portuguesa e comunidades da diáspora, que há cerca de três décadas vêm promovendo reuniões, seminários, encontros e congressos com vista à criação da Federação de Jornalistas de Língua Portuguesa.

O objectivo central da Federação é o da criação de uma estrutura internacional de cooperação e de defesa dos interesses comuns dos profissionais de língua portuguesa, bem como de promoção deste património cultural – o idioma – historicamente partilhado entre as nações e comunidades lusófonas pelo mundo.

No último ano, contactos multilaterais permitiram dar à ideia um novo impulso, perspectivando-se a constituição de uma Federação de jornalistas, envolvendo organizações profissionais da quase totalidade nos países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) e ainda das respectivas comunidades na Diáspora.

É neste contexto que o Sindicato dos Jornalistas portugueses – com apoio da comissão ad hoc entretanto formada para dar corpo à Federação dos Jornalistas de Língua Portuguesa e o patrocínio da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP – organiza a Assembleia constitutiva da referida Federação. No encontro participam representantes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-bissau, São Tomé e Príncipe, Moçambique e Portugal. Espera-se que os representantes de Timor-leste venham juntar-se posteriormente ao projecto.

Respostas comuns para problemas comuns

O projecto conheceu, no último ano, um impulso determinante com a realização de três encontros, respectivamente em Angola, Brasil e Cabo Verde, que deram novo fôlego à última grande manifestação em seu favor ocorrida em 2000, durante o Congresso de Jornalismo de Língua Portuguesa, em Recife, capital do Estado de Pernambuco.

Pioneiro desta iniciativa, o SJ está convicto de que as organizações envolvidas e respectivos filiados “partilham um indeclinável amor pela liberdade de expressão e uma responsável defesa dos direitos, liberdades e garantias das pessoas e dos povos”, e consideram que “a imprensa livre é um elemento estruturante, sem o qual não é possível edificar uma sociedade justa e progressiva, cabendo aos jornalistas o papel histórico da mediação entre quem discute, planeia e executa as transformações e os povos aos quais estas se dirigem”.

Considerando que, “no contexto da globalização, da concentração dos meios de informação e da formação de conglomerados de comunicação, os problemas da liberdade de expressão não se cingem hoje às fronteiras deste ou daquele país, colocando-se, pelo contrário, em escalas e em complexidade cada vez maiores”, o SJ e as organizações suas congéneres estão convictos de que “tais condições reclamam hoje respostas mais amplas e mais eficazes, convocando a cooperação fraterna entre organizações profissionais e a solidariedade na acção, valores que os jornalistas seguramente comungam, mas a que urge dar conteúdo concreto”.

A intenção desta Federação é justamente criar um espaço de debate e encontro para as organizações representativas dos jornalistas dos países lusófonos onde se possa discutir e dar resposta a questões comuns, desde logo as respeitantes à defesa da língua portuguesa que partilhamos, mas também de direitos, de organização, de melhoria das condições de trabalho, de defesa dos direitos de autor, entre outros.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem