As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Embaixadores de Portugal e EUA tentam libertação de governantes
- 16-Jul-2003 - 23:08

Os embaixadores de Portugal e Estados Unidos em São Tomé estão a negociar com a Junta Militar de Salvação Nacional, que tomou na quarta-feira o poder em São Tomé e Príncipe, a libertação dos governantes detidos pelos golpistas.


A informação foi adiantada à Agência Lusa pelo ministro dos Negócios Estrangeiros são-tomense, Mateus Meira Rita, à margem de uma reunião dos chefes da diplomacia dos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa (PALOP), que decorreu quarta-feira na embaixada de Angola em Lisboa.

O presidente da Assembleia Nacional (AN), Dionísio Dias, e vários membros do governo são-tomense estão retidos desde a manhã no quartel-general dos golpistas, tendo a primeira-ministra Maria das Neves sido transportada para o hospital após uma quebra de tensão.

Meira Rita sublinhou, citando um comunicado dos chefes das diplomacia dos PALOP, que os governos de Angola, Cabo Verde, Guiné- Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe estão a envidar "todos os esforços" para pôr termo à crise político-militar no arquipélago.

Nesse sentido, acrescentou, estão a participar "activamente" na busca de uma solução, designadamente no que diz respeito a uma eventual mediação dos PALOP.

O ministro são-tomense referiu, nomeadamente, que o presidente de Angola, José Eduardo dos Santos, já entrou em contacto com o seu homólogo de São Tomé e Príncipe, Fradique de Menezes, a quem expressou "solidariedade e apoio".

Fradique de Menezes encontra-se desde terça-feira na Nigéria, em visita particular, tendo o chefe da diplomacia são- tomense adiantado ainda à Lusa que o presidente regressará ao país "logo que estejam reunidas as condições de segurança".

Meira Rita desmentia, assim, o boato que corre em São Tomé, segundo o qual Fradique de Menezes estaria a caminho da capital num avião militar da Nigéria, com militares nigerianos a bordo.

De acordo com o comunicado final da reunião na embaixada angolana, os governos dos PALOP manifestaram "total disponibilidade para participar em quaisquer negociações que visem o regresso à normalidade institucional no arquipélago".

Os ministros dos Negócios Estrangeiros dos Cinco encontram- se em Portugal para participar na VIII Reunião Ordinária do Conselho de Ministros da CPLP, a realizar quinta e sexta-feira em Coimbra, centro de Portugal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem