As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro português visita Cabo Verde durante três dias
- 17-Jul-2003 - 13:40

O primeiro-ministro de Portugal, José Manuel Durão Barroso, inicia quinta-feira uma visita oficial de três dias a Cabo Verde, à frente de uma delegação com duas dezenas de empresários e vários membros do seu governo.


O chefe do executivo português faz-se acompanhar pelos ministros da Cultura, Pedro Roseta, Economia, Carlos Tavares da Silva, das Obras Públicas, Transportes e Habitação, Carmona Rodrigues, Ensino Superior e Ciência, Pedro Lynce, e ainda os secretários de Estado adjunto do primeiro-ministro e dos Negócios Estrangeiros e Cooperação.

Nesta primeira visita oficial a um país africano de língua portuguesa, Durão Barroso integra na comitiva empresários dos sectores farmacêutico, turismo, telecomunicações, calçado, aviação, banca e construção civil, entre outros.

A visita desenrola-se na ilha de Santiago, onde se localiza a Cidade da Praia, a capital do país, e na de S. Vicente, onde, na Cidade do Mindelo, encerrará a deslocação com a assinatura do Programa Anual de Cooperação.

A chegada da comitiva do primeiro-ministro português está prevista meio da manhã de quinta-feira, e, de seguida, Durão Barroso reúne-se com o seu homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, a que se segue um encontro entre as duas delegações.

Visitas de cortesia aos presidentes da República, Pedro Pires, e da Assembleia Nacional, Aristides Raimundo Lima, e a inauguração da estrada de acesso ao aeroporto da Cidade da Praia, financiada por bancos portugueses, em funcionamento há meio ano, são outros pontos do programa.

O encerramento de um seminário de empresários, um jantar a convite do homólogo cabo-verdiano, José Maria Neves, além de um concerto do músico português Rui Veloso, que também integra a comitiva, fazem também parte do programa do primeiro dia.

Paralelamente, o ministro da Cultura português, Pedro Roseta, acompanhado pelo seu homólogo cabo-verdiano, Jorge Tolentino Araújo, inaugurará, também ao final do dia, a 19ª Feira do Livro Português.

Uma visita ao presidente da Câmara Municipal da Praia, Felisberto Vieira, às obras de consolidação das ruínas da Sé Catedral da Cidade Velha, financiadas pela cooperação portuguesa, preenchem as primeiras horas da manhã de sexta-feira.

Para o resto da manhã estão previstas deslocações aos laboratórios farmacêuticos Inpharma e à central eléctrica e dessalinizadora do Palmarejo da Electra, ambas as empresas com capitais portugueses.

Ao início da tarde sexta-feira, a comitiva de Durão Barroso parte para a ilha de S. Vicente, onde visita diversas unidades instaladas no parque industrial do Lazareto, inaugura uma exposição retrospectiva de "batik" e tapeçaria da artista Bela Duarte e tem um encontro com a comunidade portuguesa ali residente.

Após um encontro com o presidente da Câmara Municipal de S.Vicente, João José Faria, o primeiro-ministro português inaugura na manhã de sábado, na cidade do Mindelo, S. Vicente, a remodelada réplica da Torre de Belém, cujas obras foram financiadas pela cooperação portuguesa, e visita o local onde surgirá a Praça D. Luís.

O último ponto do programa da deslocação de Durão Barroso está previsto para o final da manhã de sábado, com a assinatura no Mindelo do Programa Anual de Cooperação. Após o almoço regressa a Portugal.

Nesta deslocação deverão também ser encetadas negociações para a futura revisão do acordo de cooperação aérea entre Portugal e Cabo Verde.

E, segundo fonte do Gabinete de Durão Barroso, haverá também uma sensibilização para uma concertação de posições entre o Estado de Cabo Verde e os parceiros portugueses (eléctrica EDP e àguas de Portugal - AdP) na empresa de Cabo Verde de águas e electricidade, ELECTRA, que não se entendem quanto à aprovação do Plano de Actividades e Orçamento para o corrente ano.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem