Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Tortura e violência ainda são realidade em Angola e no Brasil
- 20-Jan-2010 - 19:03


O Brasil e Angola ainda enfrentam problemas de desrespeito pelos direitos humanos, incluindo a falta de liberdade de expressão, a tortura e a violência, divulgou hoje a Human Rights Watch no seu relatório anual.


"Mais de um ano após as eleições parlamentares de 2008 em Angola, a primeira desde 1992, os angolanos não puderam ainda, como planeado, votar numa eleição presidencial. O governo adiou a realização desta para após a revisão constitucional, que está em curso", refere o relatório anual da organização internacional de direitos humanos.

O documento refere que esta revisão constitucional está a ser fortemente influenciada pelo actual presidente, José Eduardo dos Santos - há 30 anos no poder - e dominada pelo partido no Governo, o Movimento Popular de Libertação de Angola (MPLA), que detém 191 dos 220 assentos no Parlamento.

O relatório da HRW indica que esta reforma constitucional "terá implicações imprevisíveis nas próximas eleições".

A revisão constitucional será aprovada amanhã, já que o MPLA tem a maioria no parlamento, sendo que o presidente passará a ser eleito em eleições gerais, como cabeça-de-lista do partido vencedor.

"Mais de três anos depois de uma nova lei de imprensa ter sido promulgada em Maio de 2006, a legislação necessária para implementar partes cruciais, como a protecção legal da liberdade de expressão e acesso à informação, ainda não passou", refere o documento, realçando a preponderância dos meios de comunicação ligados ao Governo.

O relatório fala ainda na falta de protecção adequada da lei contra despejos forçados, da violação dos direitos humanos durante a expulsão, em 2009, de dezenas de milhares de imigrantes da República Democrática do Congo e suas repercussões, além do ambiente pouco favorável para os defensores dos direitos humanos no país.

Sobre o Brasil, o documento da Human Rights Watch indica que o país, "nos últimos anos, consolidou a sua posição como uma das mais influentes democracias nos assuntos regionais e globais, mas continua a enfrentar importantes desafios no que se refere aos direitos humanos".

O relatório mostra que o país se vê "confrontado com altos níveis de criminalidade violenta, além de polícias brasileiros se envolverem em práticas abusivas, um problema crónico, em vez de adoptarem políticas de policiamento".

Segundo o documento, "a maioria das áreas metropolitanas do Brasil são assoladas pela violência perpetrada por bandos de criminosos e por polícias. A violência afecta principalmente comunidades de baixo rendimento. Houve mais de 40 mil homicídios no Brasil em 2008".

"No Rio de Janeiro, centenas de comunidades de baixo rendimento são ocupadas e controladas por traficantes de droga, que se envolvem no crime violento e extorsão", indica.

"As condições das prisões no país são desumanas e a tortura continua a ser um grave problema", refere o relatório.

"O trabalho forçado persiste em alguns Estados, apesar dos esforços para erradicá-lo, povos indígenas e sem-terra enfrentam ameaças e violência, particularmente nas zonas rurais em conflito pela distribuição de terras", indica o estudo da organização.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO