Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
ONU procura todas as formas
de tornar viável a Guiné-Bissau

- 25-Jan-2010 - 17:32


UNICEFfinancia 1,5 milhões de dólares para as áreas da saúde, higiene e fornecimento de água potável

O departamento da ONU contra Drogas e Crime, Unodc, vai implementar com o apoio financeiro do Brasil um projecto com a duração de três anos e que visa tornar a Guiné-Bissau num país seguro e estável. Desde logo porque, nesta altura, transformou-se numa plataforma no tráfico internacional da cocaína proveniente da América do Sul para satisfazer a crescente procura de estupefacientes na Europa.


A estrutura regional da América Latina facilitou um acordo entre o governo brasileiro e o seu congénere guineense para a construção de uma academia da polícia naquele país da África Ocidental.

O centro de formação ajudará a aumentar a capacitação técnica da polícia local e regular as actividades das forças de segurança de acordo com critérios internacionalmente reconhecidos.

O conselheiro jurídico do Unodc na Guiné-Bissau, Manuel de Almeida Pereira, disse à Rádio ONU, da capital guineense, que o novo centro vai ajudar o país a combater o crime organizado.

"Numa fase inicial esta academia vai apenas estar voltada para as actividades da polícia da Guiné-Bissau. Mas o que se pretende num futuro que se quer próximo é de congregar nessa academia as várias polícias de todos os países lusófonos em África, à semelhança do que já existe na Serra Leoa com os países francófonos e na Libéria com os anglófonos", afirmou.

Em Novembro do ano passado, um alto funcionário da ONU disse ao Conselho de Segurança que as perspectivas para a estabilidade na Guiné-Bissau continuam ameaçadas pelo tráfico de drogas e pelo crime organizado.

UNICEF ajua nas áreas da saúde

Entretanto, o governo da Guiné-Bissau e a UNICEF rubricaram hoje um protocolo de financiamento orçado em mais de 1,5 milhões de dólares para as áreas da saúde, higiene das crianças e fornecimento de água potável.

O acordo de financiamento foi rubricado entre o secretário de Estado da Energia da Guiné-Bissau, Wasna Danfa, e pelo representante da UNICEF (Fundo da ONU para a Infância), Geoff Wiffin, e visa disponibilizar ao governo 1,5 milhões de dólares para financiar acções que possam levar à mudança de comportamento sobretudo das crianças em idade escolar.

Fazer com que os alunos passem a lavar as mãos regularmente, sensibilizá-los sobre a importância do uso das casas de banho, bem como o consumo de água apropriada são os objectivos imediatos visados no protocolo hoje rubricado.

É intenção da UNICEF aumentar em cerca de 20 por cento em todo o território nacional a proporção da população com práticas de higiene recomendáveis para a saúde base.

No entender do representante da UNICEF na Guiné-Bissau, a "mudança de comportamento" poderá ajudar a reduzir a mortalidade e morbilidade das crianças até os cinco anos de idade.

As medidas vão ser aplicadas em 650 escolas, onde serão construídos poços de água, casas de banho e centros de saúde.

Segundo o representante da UNICEF em Bissau, tudo o que está ser feito visa também prevenir o surto de cólera (doença endémica no país), que em 2008 provocou a morte a mais de 200 pessoas.

Fonte: Rádio ONU/NL


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem