Construção e optimização de  web sites - NOVAimagem  - search engine optimization
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Portugal
Campanha contra a fome em Loures distribuiu 8 mil pães aos carenciados
- 27-Mar-2010 - 14:36


Oito mil carcaças de pão foram hoje distribuídas a mais de uma centena de pessoas carenciadas da freguesia de Camarate, Loures, durante a campanha de combate à pobreza 24 Horas de Solidariedade e Sustentabilidade.


A acção 24 Horas de Solidariedade e Sustentabilidade foi o culminar da campanha Diga Não à Pobreza, que decorreu entre 25 de Fevereiro e sexta-feira, com intuito de recolher cobertores, meias e farinha de trigo, destinadas ao fabrico de carcaças de pão.

A iniciativa, que assinalou o Ano Europeu do Combate à Pobreza e à Exclusão Social, foi desenvolvida pela Cooperativa Sócio-Educativa para o Desenvolvimento Comunitário (CSEDC), no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social de Loures.

O CSEDC desenvolve há cerca de um ano em Camarate o projecto Consolidar, inserido no Contrato Local de Segurança Social, promovido pela autarquia de Loures e financiado pela segurança social, que tem apoiado cerca de 300 famílias em situação de pobreza que recorrem ao Banco Alimentar Contra a Fome.

Nesta iniciativa foram angariados 700 pares de meia, 30 cobertores e uma tonelada de farinha, que serviu para o fabrico de oito mil carcaças de pão hoje distribuídas durante o início da manhã em quatro bairros de Camarate a sem abrigo e famílias carenciadas.

Porta a porta, um grupo de voluntários da Cooperativa Sócio-Educativa para o Desenvolvimento Comunitário de Camarate, ofereceu um saco de pão para o pequeno almoço, aceite quase sempre de bom grado pelos moradores "pouco habituados" a este tipo de ajudas.

"Acho bem que se lembrem de quem necessita. Infelizmente são poucas as vezes que ajudam quem realmente precisa", referiu à Lusa Maria Arlete, uma das moradoras do bairro do Loureiro, em Camarate.

Também Antónia Gertrudes, 64 anos, ficou satisfeita com a inesperada oferenda.

"Deviam vir cá distribuir pão mais vezes. Há aqui muita miséria e falta de trabalho", lamentou.

A responsável pela CSEDC, Lurdes Gonçalves, fez um balanço positivo da acção, que no seu entender conseguiu consciencializar a população para crescimento de situações de pobreza" em Camarate, uma freguesia que segundo a responsável é aquela que regista mais casos de exclusão social dentro do município de Loures.

"As pessoas aderiram bem e no caso da farinha tivemos dádivas que vieram de várias partes do país, o que mostra que os portugueses são um povo solidário", sublinhou.

Lurdes Gonçalves explicou ainda que outro objectivo da campanha era identificar e contabilizar o número de sem abrigos existentes em Camarate, mas que essa tarefa se tornou bastante complicada.

"O número absoluto é complicado, porque os sem abrigo são pessoas que se movimentam de um lado para o outro. Hoje podemos encontrá-los aqui em Camarate e amanhã em Sacavém. No entanto, na rota que fizemos durante a noite encontramos seis sem abrigo e 29 famílias que foram ajudadas por nós pela primeira vez", adiantou.

Situada a Norte de Lisboa, Camarate é uma freguesia com uma área de 5,17 quilómetros quadrados, onde vivem 18.822 habitantes.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
 
 Ligações
Portugal Car Hire
Faro Car Hire  
       
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal por NOVAimagem