Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Governo Lula lança segunda fase do maior programa de obras públicas do país
- 29-Mar-2010 - 18:54


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva mobilizou hoje os ministros mais importantes do seu governo e 18 governadores para o lançamento do denominado PAC 2, segunda versão do Programa de Aceleração do Crescimento.


O programa de obras públicas é uma das principais plataformas de campanha da ministra da Casa Civil Dilma Rousseff à candidatura presidencial ao Palácio do Planalto.

A cerimónia transformou-se num palco para a ministra Dilma, que hoje participou no último ato oficial do governo, tendo sido mencionada por várias autoridades presentes como sendo a responsável pela implantação do programa.

No entanto, o PAC 2 está rodeado de polémica por ser lançado com menos da metade das obras do primeiro PAC concluídas.

O PAC 2 prevê cerca de mil milhões de reais (410 mil milhões de euros) em investimentos no período 2011 a 2014, priorizando obras em saneamento básico e habitação.

O programa dará sequência a investimentos na área de transporte, logística, geração de energia, habitação, saneamento e infraestrutura.

Esse volume de recursos é o dobro da estimativa inicial do PAC 1, lançado em janeiro de 2007, de 504 mil milhões de reais (mais de 202 mil milhões de euros).

Após três anos, apenas 40 por cento das ações previstas foram concluídas, segundo balanço apresentado no último mês pela Casa Civil, comandada pela pré-candidata à sucessão presidencial Dilma Rousseff.

Os dados oficiais apontam que apenas 40 por cento das ações previstas do PAC 1 foram finalizadas, com investimentos da ordem de 256,9 mil milhões de reais (103 mil milhões de dólares).

De 2007 a 2009, as acções em andamento do programa totalizaram 403,8 mil milhões de reais (162 mil milhões de euros), o equivalente a 63 por cento da meta até o final de 2010, segundo balanço da Casa Civil.

Escolhido para discursar em nome dos governadores, Jaques Wagner (PT-BA) disse que a ministra foi responsável por executar o programa dentro do governo.

"Parabéns ministra Dilma pela sua competência. Que Deus a abençoe nas novas tarefas pelas quais vai enveredar", afirmou.

A principal bandeira da campanha eleitoral da ministra chefe da Casa Civil na disputa pelas presidenciais em Outubro está a ser criticada, pois deixará uma dívida de 35 mil milhões de reais (14 mil milhões de euros) para o próximo ano.

Estrela do lançamento do PAC 2, Dilma sentou-se na primeira fileira entre ministros e governadores, ao lado do vice-presidente José Alencar.

Apesar do destaque concedido à ministra na cerimónia, o governo destacou o ministro Guido Mantega (Fazenda) para apresentar detalhes económicos do programa sem deixar o lançamento do PAC 2 exclusivamente sob a responsabilidade de Dilma para evitar críticas de eleitoralista do evento.

Segundo sondagem do Instituto Datafolha divulgada neste fim-de-semana, o Presidente Lula da Silva teve a melhor avaliação desde que assumiu o cargo em 2003.

Dos mais de quatro mil eleitores brasileiros entrevistados, 76 por cento consideraram o Governo óptimo ou bom.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem