As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Áustria concede ajuda de mais de 10 milhões de euros em três anos
- 23-Jul-2003 - 21:03

Cabo Verde e a Áustria assinaram hoje um Programa Indicativo de Cooperação (PIC) para os próximos três anos, no âmbito do qual aquele país europeu vai disponibilizar ao arquipélago um total de oito milhões de euros.


A juntar a esta verba, será assinado, na próxima semana, em Viena, um acordo de ajuda alimentar a Cabo Verde, de mais de 2 milhões de euros, elevando assim o pacote financeiro da cooperação austríaca com Cabo Verde para os próximos 3 anos a mais de 10 milhões de euros.

De acordo com o director-geral da Cooperação Internacional de Cabo Verde, este acordo, que é o quarto assinado em regime plurianual, reflecte a "regularidade, a previsibilidade e a continuidade" da cooperação entre os dois países.

Júlio Morais destacou o "carácter integrador" do programa hoje assinado, explicando que privilegia áreas complementares como o ensino básico e superior, a formação profissional, a promoção do emprego, o apoio a pequenas e médias empresas, a descentralização, o ambiente e o género.

"As modalidades e os sectores de concentração dessa ajuda correspondem, na sua justa medida, às prioridades de desenvolvimento de Cabo Verde", considerou aquele responsável, defendendo que "outros parceiros deviam adoptar essa mesma filosofia" na sua cooperação com Cabo Verde.

Júlio Morais enalteceu, assim, as modalidades definidas para a vigência do presente PIC, salientando o facto de englobar o "financiamento de projectos, o apoio institucional e, sobretudo, a ajuda orçamental", que considerou mais adequado às necessidades do país.

O director-geral da Cooperação Internacional elogiou, por outro lado, o carácter abrangente e diversificado da cooperação austríaca em Cabo Verde, dando como exemplo o financiamento, na sua quase totalidade e a fundo perdido, do cabo submarino que liga as ilhas.

Também o apoio financeiro concedido ao Trust Fund, fundo de sustentabilidade do acordo de convertibilidade assinado entre Cabo Verde e Portugal e que permite a paridade fixa da moeda cabo- verdiana com o euro, foi apontado como exemplo dessa diversidade.

A representante da Cooperação Austríaca na Cidade da Praia mostrou-se "sensibilizada pelo facto de as autoridades do arquipélago considerarem como modelo" a ajuda que o seu país tem dado ao desenvolvimento de Cabo Verde.

Carla Krieger garantiu que essa cooperação vai prosseguir, especificando que sua a prioridade "continuará a incidir na luta contra a pobreza", o que explica o facto de a maior parte dos projectos financiados se localizarem no meio rural cabo-verdiano.

"A Cooperação Austríaca assenta no princípio de que os verdadeiros beneficiados devem ser as populações, principalmente as mais carenciadas, e esse entendimento é partilhado pela sociedade do meu país, que está directamente engajada", observou aquela responsável.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem