Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Plano de prevenção de riscos em Niterói, elaborado em 2007, não saiu do papel
- 9-Apr-2010 - 18:26


As autoridades de Niterói, a cidade até agora mais atingida pelas chuvas desta semana no estado do Rio de Janeiro, não colocaram em prática o plano de prevenção de riscos elaborado por investigadores em 2007.


Especialistas da Universidade Federal Fluminense (UFF) finalizaram nesse ano um plano de redução de riscos que previa acções em, pelo menos, cinco comunidades atingidas esta semana por deslizamentos. Entre elas, o Morro do Bumba, favela erguida sobre um antigo aterro sanitário.

Na opinião de Elson Nascimento, engenheiro que coordenou o plano anti-desastre, o planeamento poderia ter evitado a tragédia e reduzido expressivamente a dimensão do desastre em Niterói.

“O plano tinha como objectivo reduzir riscos. Tínhamos a expectativa de que tivesse sido executado. Ele teria minimizado o número de mortes”, disse Elson Nascimento.

O engenheiro esteve no local da tragédia em 2004 e constatou que a área estava a ser ocupada por algumas casas. De lá para cá, o número de casas aumentou significativamente.

Na ocasião, a equipa de técnicos encaminharam uma proposta para as autoridades de retirada das pessoas.

Em 2007, a pedido da Prefeitura de Niterói, foram levantados 142 pontos de risco em 11 comunidades.

O plano custou 120 mil reais (50 mil euros), com financiamento do Ministério das Cidades.

“Esse plano não foi colocado em prática até hoje”, explica Elson Nascimento.

Com um custo de implementação de cerca de 19 milhões de reais (8 milhões de euros), o plano previa obras de engenharia de baixo custo, contenção de encostas e ainda acções educativas, colectas de lixo e limpeza regular preventiva da rede de drenagem.

“O essencial é trabalhar preventivamente”, defende. A remoção forçada de pessoas que residem em áreas de risco é uma situação “extremamente complexa”, diz.

A catástrofe em Niterói atinge sobretudo a população pobre. A cidade vizinha do Rio de Janeiro contrasta com os indicadores sociais: Niterói apresenta um dos mais altos índices de qualidade de vida do estado do Rio e o terceiro melhor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de todo o país.

O prefeito de Niterói, Jorge Roberto da Silveira, esteve quinta-feira no Morro do Bumba e afirmou não saber que as casas da região haviam sido construídas sobre num aterro sanitário.

O agravante no deslizamento no Bumba é a grande quantidade de resíduos que libertam gás metano prejudicial à saúde e com alto potencial de combustão.

“A presença de gás metano inflamável é perigosíssima. É um botijão de gás pronto para explodir”, disse.

A própria secretária estadual do Ambiente, Marilene Ramos, afirmou que o deslizamento pode ter sido provocado por uma explosão ocorrida quando o gás metano do aterro entrou em contazto com a atmosfera movendo a terra que já estava vulnerável pela acumulação de água da chuva.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO