As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Angola e Cabo Verde assinam acordo no domínio da polícia
- 28-Jul-2003 - 22:48

Cabo Verde deverá a partir deste semestre formar quadros da Polícia angolana na especialidade de ordem pública e Angola capacitará a congénere cabo-verdiana em matéria de segurança, estabelece um acordo assinado hoje entre os dois países.


O protocolo, que foi assinado pelo ministro angolano do Interior, Osvaldo Serra Van-Dúnem e pela ministra da Administração Interna de Cabo Verde, Maria Cristina Fontes Lima, define as linhas gerais de cooperação nos domínios da formação de pessoal, assessoria técnica e apoio institucional.

O acordo prevê ainda o fornecimento de equipamentos, consultas, intercâmbio de delegações e formação no domínio da segurança e ordem pública.

Segundo a ministra da Administração Interna de Cabo Verde, a assinatura do acordo marca o reforço da cooperação entre os dois países e a consolidação de "forma eficaz" daquilo que poderá ser algo de benefício mútuo.

"Identificamos o interesse de Angola de utilizar a experiência de Cabo Verde em matéria de ordem pública, e desde logo manifestamos a nossa disponibilidade para colaborar, assim como da nossa parte em usufruir e poder contar também com a imensa experiência de Angola nas escolas de formação e com a concretização desta vontade política estaremos a cumprir o que prometemos", salientou a governante cabo-verdiana.

A ministra anunciou que ainda este semestre será realizado em Cabo Verde um curso de formação de formadores em matéria de ordem pública para quadros da polícia nacional de Angola e a polícia do seu país enviará para as escolas de formação angolanas quadros cabo-verdianos em determinadas áreas de especialidade.

Para o ministro do Interior de Angola, o acordo assinado testemunha o aprofundamento das relações de Estado a Estado, sublinhando que se deve passar das palavras aos actos, uma vez que as necessidades de cooperação são imensas e os interesses que perseguem os dois ministérios, comuns.

"Em Angola estamos a gerir um processo que tem ligação com todo o continente africano e a forma como consolidaremos o processo de paz terá uma contribuição directa para a situação mais alargada da paz do continente, o que muito significa para o desenvolvimento", afirmou Serra Van-Dúnem.

De acordo com o governante, essa situação "impele-nos para união de sinergias na luta contra o terrorismo, o roubo de bens, tráfico de armas e de drogas, imigração ilegal, entre outras questões delituosas que vivemos".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem