Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Lula quer reforçar laços políticos, económicos e sociais com África
- 30-Jul-2003 - 17:58

A visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à África na próxima semana indica que o governo brasileiro pretende reforçar não apenas os laços políticos, mas também o relacionamento económico e a agenda social com o continente.


O Ministério brasileiro das Relações Exteriores (Itamaraty) está a acertar os últimos detalhes dos vários protocolos e acordos que serão assinados, especialmente nas áreas de educação, saúde, ciência e tecnologia e agricultura, durante a visita de uma semana que o presidente brasileiro fará a cinco países africanos entre os dias 06 e 12 de Agosto.

Além de ministros, Lula da Silva será acompanhado por um grupo de cerca de 200 empresários brasileiros de vários sectores, nomeadamente calçado, vestuário, petróleo e gás e materiais de construção.

A ideia, segundo fontes do Itamaraty, é ampliar o fluxo bilateral de negócios mas, sobretudo, abrir o comércio brasileiro aos produtos do continente africano.

No ano passado, o intercâmbio comercial entre África e Brasil movimentou cerca de 5 mil milhões de dólares (4,38 mil milhões de euros, ao câmbio actual).

Desse total, 2,3 mil milhões de dólares (2 mil milhões de euros) em exportações e 2,6 mil milhões de dólares (2,28 mil milhões de euros) em importações, gerando um défice de 300 milhões de dólares (263,1 milhões de euros).

Um volume bem inferior aos cerca de 1,4 mil milhões de dólares (1,2 mil milhões de euros) registados em 2001.

A visita começará por Moçambique, país com o qual Brasil mantém vários acordos de cooperação, nomeadamente na área de combate e prevenção da Sida.

Em Maputo deverão ser assinados protocolos adicionais de cooperação nessa área e também em educação. As duas temáticas estarão presentes em praticamente todas as conversações que Lula manterá com os líderes africanos.

Lula da Silva deverá fazer uma visita ao Hospital Central de Maputo, onde fará uma entrega simbólica de medicamentos para atender, durante um ano, cem pacientes infectados pelo vírus HIV.

O país, com cerca de 19 milhões de habitantes, tem quase dois milhões de pessoas infectadas pelo vírus.

Lula da Silva chegará à capital moçambicana na próxima quarta-feira, dia 06.

O governo brasileiro está a discutir com aquele país a participação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) na exploração das jazidas de carvão de Moatize, no Vale do Rio Zambeze.

Já na África do sul, a agenda de Lula, incluirá também acordos de cooperação científica e tecnológica e fitossanitária.

O presidente brasileiro espera encontrar-se com o ex- presidente sul-africano, Nelson Mandela. Caso se confirme, não será a primeira vez que os dois se encontram, dado que Mandela se reuniu, em Brasília, com Lula, durante uma visita realizada em 1998.

Na época, três meses antes das eleições presidenciais de 1998, que mantiveram Fernando Henrique Cardoso no poder, Lula da Silva chegou a declarar que daria \"à África do Sul uma prioridade que não está sendo dada pelo actual governo\", caso vencesse o pleito eleitoral.

Em Pretória, Lula também deverá encontrar-se com representantes do Congresso de Sindicatos Sul-africanos (Cosatu).

A próxima etapa da viagem, no dia 09, será a Namíbia, país com cerca de 1,8 milhões de habitantes que também tem sofrido com a expansão da Sida.

Acordos de combate e prevenção à doença deverão ser formalizados durante a visita do presidente Lula.

Outra área de cooperação será da agricultura, com enfoque em técnicas para desenvolvimento de culturas em áreas semi-áridas.

A assinatura do acordo de paz que resultou no fim do golpe militar ocorrido no dia 16 de Julho em São Tomé e Príncipe possibilitou a permanência do país no roteiro do périplo presidencial.

Lula da Silva deverá reunir-se com o seu homólogo são- tomense, Fradique de Menezes, que lhe oferecerá um almoço, no domingo, dia 10.

A cooperação bilateral envolve programas como Bolsa- Escola - de combate ao analfabetismo - e na área da agricultura.

A última etapa da viagem será Angola, com quem o Brasil mantém intensa cooperação, nas áreas de educação, saúde e agricultura. A previsão é acertar também uma programação de eventos na área cultural.

Em Luanda, Lula da Silva deverá visitar um centro de formação profissional e um projecto de obtenção de água potável para a população da capital da construtora Norberto Odebrecht, responsável pela construção do complexo hidroeléctrico de Capanda, considerados um dos maiores projectos brasileiros em África.

Antes do regresso ao Brasil, no dia 12, está prevista a visita de Lula a um hospital de mutilados, vítimas de minas anti-pessoal, na capital angolana.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem