Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Lingua portuguesa e lusofonia hoje em destaque em Olivença
- 12-Jun-2010 - 11:58


A associação “Além Guadiana” promove hoje em Olivença (Espanha), a primeira edição das “Lusofonias”, uma iniciativa para promover a língua portuguesa e a cultura dos países lusófonos naquela cidade fronteiriça.


“Queremos promover a herança cultural portuguesa em Olivença e fomentar o conhecimento de Portugal e dos países lusófonos”, disse Joaquín Fuentes Becerra, presidente da associação “Além Guadiana”.

Um dos pontos altos do evento é a inauguração das "Lusofonias" e de um “simbólico” acto de apresentação das placas em português das ruas mais antigas da localidade, cujos nomes acabam de ser recuperados.

“As placas com os nomes das antigas ruas que estavam em português foram utilizados em Olivença até à primeira metade do século XX, por isso esta iniciativa tem um cunho cultural, didáctico e turístico”, sublinhou Joaquín Fuentes Becerra.

No sentido de promover a cultura e a língua portuguesa, a organização do evento elegeu como imagens promocionais da iniciativa Amália Rodrigues, Fernando Pessoa e Vasco da Gama.

“São ícones de Portugal e da sua história. Como curiosidade posso dizer que os familiares de Vasco da Gama são originários de Olivença e desta forma vamos relembrar esse facto”, disse.

A iniciativa cultural, que conta com a colaboração do Ayuntamiento de Olivença, da Associação para o Desenvolvimento Rural da Comarca de Olivença e da Junta da Estremadura, vai ainda contar com um vasto conjunto de actividades, entre as quais se destacam peças de teatro, música, literatura e animação de rua.

Em paralelo, haverá uma zona reservada a exposições, onde vão estar artesãos, um espaço dedicado à gastronomia e a instituições do espaço lusófono, bem como trabalhos ao vivo e animação musical a cargo de grupos de Portel (Évora).

A leitura pública contínua em português, na qual participarão oliventinos de todas as idades lendo ou recitando na língua de Camões, é outros dos pontos altos que a organização destaca deste dia dedicado ao mundo lusófono.

Durante a manhã também haverá uma demonstração de folclore, através do grupo “La Encina” de Olivença e a atuação das Cantadeiras de Granja (Évora).

No período da tarde será projectado no Espácio para la Creación Joven, o filme “O Leão da Estrela”, haverá actividades de animação nas ruas e ainda a atuação dos alunos de português da escola pública Francisco Ortiz, de Olivença.

A "Estória da Galinha e do Ovo" e "O Canto dos Poetas", ambos interpretados pela associação "Do Imaginário" de Évora, são outros dos atractivos desta iniciativa promovida pela associação “Além Guadiana”.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem