As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Pedro Pires trava jornalistas que pretendiam entrevistar Obiang Nguema
- 16-Jun-2010 - 18:17


O presidente de Cabo Verde recebeu hoje de manhã o seu homólogo da Guiné Equatorial e, no final, travou os jornalistas quando estes se aproximaram para chegar à fala com Teodoro Obiang Nguema Mbasogo.


Com a mão, Pedro Pires impediu as câmaras da televisão e os microfones de filmarem a entrada para o veículo oficial que levou Obiang Nguema para a Assembleia Nacional (AN), o que gerou manifestações de repúdio dos jornalistas, tal o ineditismo do gesto, que foi mostrado e comentado de forma crítica pela televisão local.

“Nós combinámos que não havia declarações à Imprensa”, disse Pedro Pires, ao mesmo tempo que tapava, com a mão, câmaras e microfones.

No Palácio da Presidência cabo-verdiana, Pedro Pires, que acabou por fazer uma curta declaração aos jornalistas após a partida do seu homólogo equato-guineense, mas sem direito a perguntas, reuniu-se durante cerca de uma hora com Obiang Nguema, que, apesar de ter chegado terça-feira à Cidade da Praia, só hoje iniciou uma visita oficial de dois dias a Cabo Verde

“Esta visita vai ser bastante útil e vamos poder dispor de um quadro interessante de cooperação entre os dois países. A visita vai servir para reforçar e intensificar as relações entre Cabo Verde e a Guiné Equatorial”, disse Pedro Pires aos jornalistas.

“Vendo as coisas do ponto de vista prático, estamos a construir uma ponte útil para os dois países e a Guiné Equatorial pode ser um parceiro interessante para Cabo Verde. Vamos trabalhar para que assim seja. Esta foi a vontade manifesta pelo presidente da Guiné Equatorial”, concluiu.

Na declaração, Pedro Pires não fez qualquer referência à pretensão da Guiné Equatorial, apoiada por Cabo Verde, de aderir à Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), decisão que será tomada na cimeira de chefes de Estado e de Governo da organização lusófona, marcada para 23 de Julho em Luanda.

Após o encontro com Pedro Pires, o chefe de Estado da Guiné Equatorial foi recebido pelo presidente da Assembleia Nacional (AN), Aristides Lima, pelo presidente da Câmara da Cidade da Praia, Ulisses Correia e Silva, e, por fim, pelo primeiro-ministro cabo-verdiano, José Maria Neves, sempre sem declarações à imprensa.

Hoje à tarde, Obiang Nguema conclui o primeiro dos dois dias da visita oficial a Cabo Verde com uma deslocação à Bolsa de Valores de Cabo Verde e com nova ida ao Palácio Presidencial, onde assinará acordos de cooperação ligados à aeronáutica civil, segurança aeroportuária, turismo imobiliário, governação electrónica, formação profissional, comércio e parceria empresarial na construção civil.

Só depois da cerimónia haverá um “ponto de imprensa”.

Obiang Nguema termina quinta-feira a visita a Cabo Verde com uma deslocação à ilha do Sal, de onde regressará a Malabo, não sem antes se reunir novamente com Pedro Pires e de visitar algumas unidades turísticas e as instalações aeroportuárias locais.

O chefe de Estado guineense é acompanhado na visita pelo ministro dos Transportes, Tecnologias, Correios e Telecomunicações, pelo vice-ministro das Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Francofonia e ainda pelo secretário de Estado do Turismo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem