Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Timor-Leste sem reservas à entrada da Guiné-Equatorial na CPLP
- 13-Jul-2010 - 11:27


O presidente de Timor-Leste, José Ramos-Horta, disse que o país não tem reservas à entrada da Guiné-Equatorial como membro de pleno direito na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).


“A Guiné-Equatorial pede para ser membro de pleno direito. É o único país de língua espanhola na África. Porque não? O espanhol é quase um dialecto português, portanto…”, disse, entre risos, Ramos-Horta em Xangai, na China, no final de uma visita ao pavilhão de Portugal na Expo 2010.

Assumindo não ter “quaisquer reservas” sobre a admissão da Guiné-Equatorial, o Presidente de Timor – o primeiro chefe de Estado de língua portuguesa a visitar a Expo 2010-, defendeu ainda a abertura da CPLP e a necessidade de a organização ser dinâmica.

Questionado sobre as críticas de algumas organizações e personalidades sobre a eventual aceitação do país africano - que já tem o estatuto de observador associado na organização lusófona, o Prémio Nobel da Paz sustentou: “A CPLP de certeza que não é mais defensora, detentora, campeã de direitos humanos, de princípio da Declaração Universal dos Direitos Humanos do que a própria ONU”.

“Obviamente, não somos mais do que a ONU, não somos mais do que a União Africana, não somos mais do que a organização dos países da América Latina”, continuou Ramos-Horta, lembrando que “nas Nações Unidas estão países com os mais variados sistemas políticos, multipartidários, unipartidários, mas estão lá todos”.

“Porque então é que a CPLP tem que ser uma organização só de países que terão passado algum teste de democracia?”, perguntou.

“Alguns temos a mania, temos a tendência, o hábito de fazer julgamentos de valor em relação a outros países”, referiu ainda o Presidente timorense, salientando que em matéria de Direitos Humanos o país tem “alguma credibilidade para falar”.

A hipótese de a Guiné-Equatorial entrar no conclave de países de língua portuguesa deve ser discutida na próxima cimeira da CPLP, que decorre em Luanda, Angola, dia 23.

São estados membros da CPLP Portugal, Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Timor Leste e São Tomé e Príncipe.

Além da Guiné-Equatorial, têm o estatuto de observadores associados a Ilha Maurício e o Senegal.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem