Anuncie no Noticias Lusofonas
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  CPLP
Vertente económica em destaque na visita de Estado de Cavaco Silva
- 18-Jul-2010 - 11:27


A vertente económica destaca-se na visita de Estado de cinco dias que o Presidente da República, Cavaco Silva, começa hoje a Angola, acompanhado de mais de uma centena de empresários, e onde a política será também privilegiada.


O chefe de Estado português é acompanhado por uma delegação de pelo menos 115 empresários, a maior que alguma vez acompanhou uma visita de Estado de um Presidente da República, e vai estar em pelo menos três ocasiões com o Presidente de Angola, José Eduardo dos Santos.

A comitiva empresarial foi organizada pela Agência Portuguesa para o Investimento e Comércio Externo (AICEP) e a Associação empresarial portuguesa (AIP), mas Cavaco Silva recebeu antecipadamente um grupo de empresários portugueses com fortes interesses e conhecimento do mercado angolano.

Os presidentes dos três maiores bancos privados portugueses – BCP, BES e BPI – da Edifer, da GALP, da Mota Engil, da Unicer e da Visabeira, entre outros, estiveram na semana passada em Belém, a convite do Chefe de Estado, no âmbito da preparação da visita.

Em Angola, o Presidente da República Portuguesa vai estar com os empresários que o acompanham na inauguração da Feira Internacional de Luanda (FILDA), onde estão pelo menos mais uma centena de homens de negócios portugueses, e ainda nas viagens ao Lubango (província da Huila) e ao Lobito (província de Benguela).

Portugal é o pais a quem Angola mais compra e o quarto para onde Portugal mais vende, há mais de 10 mil empresas portuguesas que exportam ou têm investimentos no mercado angolano e desta visita espera-se “uma nova fase de relacionamento bilateral, com a valorização do investimento e facilitando a atribuição de vistos”, uma questão que perturba as relações bilaterais, como disse recentemente o presidente do AICEP.

Também os partidos com assento parlamentar antecipam que o estreitamento de relações comerciais e estratégicas e o abrir de algumas portas, com um importante parceiro seja um dos contributos da visita do Presidente da República a Angola.

A política será também privilegiada por Cavaco Silva nesta visita, no âmbito de um processo que visa consolidar o estatuto de "parceiro estratégico" que Portugal quer atribuir a Angola, como referiu fonte oficial de Belém.

O Presidente é acompanhado por três membros do Governo e ainda uma delegação parlamentar, além da referida missão empresarial, vai encontrar pelo menos por três vezes com o seu homólogo angolano, José Eduardo dos Santos, e faz uma intervenção no Parlamento angolano, que se reúne segunda-feira em sessão extraordinária.

Cavaco Silva procurará ainda reforçar a ligação cultural entre os dois países, podendo ser anunciada durante esta visita a partida de mais professores portugueses, reforçando o grupo enviado para Benguela, ao abrigo do memorando no setor da Educação assinado durante visita, em março de 2009, de José Eduardo dos Santos a Portuggal, que prevê o envio de 200 professores para as províncias angolanas do Cuanza Sul, Benguela, Namibe, Moxico e Cunene.

O Presidente da República chega no domingo a Angola, onde realizará até ao dia 22 uma visita de Estado, participando ainda na cimeira de chefes de Estado da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), a 23, que marca o fim do exercício da Presidência Portuguesa e o início do mandato da Presidência Angolana.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Criação de Sites e SEO Algarve por NOVAimagem