Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Gadinga brilha em Bafatá, mas tem o coração no Porto
- 30-Jul-2010 - 16:46


Vladimir Gadinga tem idade de juvenil, 16 anos, mas já é um dos esteios dos seniores do Sport Club de Bafatá, da Guiné-Bissau e o seu sonho é o FC Porto, “uma grande equipa”, para encontrar o ídolo Hulk.


Com 1,68 metros de altura e um pé canhoto de notável habilidade, Vladimir Gadinga carrega às costas a responsabilidade de fazer a equipa de futebol sub-16 da Guiné-Bissau repetir o feito de chegar à final dos Jogos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrem desde quinta-feira em Maputo.

Há dois anos, contra todas as previsões, a Guiné-Bissau, um dos países mais pobres do mundo, chegou à final, perdendo por apenas um golo frente à forte selecção brasileira, nos VI Jogos da CPLP, realizados em Brasília.

Para repetir a proeza de 2008, a Guiné-Bissau começou bem, ao impor hoje um empate a uma bola frente à candidata Angola. Mas o maior craque dos sub-16 da selecção guineense, o capitão Gadinga, tem ambições mais altas neste torneio.

“O nosso país é muito pobre, vamos esforçar-nos mas para vencer os jogos que temos pela frente. Quero jogar bem neste torneio, para que um empresário me aponte a um clube grande”, diz Gadinga.

À pergunta sobre onde gostaria de actuar na Europa, a estrela do Sport Clube Bafatá, cerca de 150 quilómetros de Bissau, não hesita na resposta.

“O meu sonho é jogar no Porto. O Porto é uma grande equipa na Europa. Acho que se eu chegar ao Porto, posso enquadrar-me”, afirma o esquerdino, definindo-se como um jogador “lento, mas seguro a recuperar bolas e a iniciar os ataques”.

Num momento em que a Guiné-Bissau espera ansiosamente por uma resposta do sportinguista Yanick Djaló ao convite para representar a selecção do país onde nasceu, Vladimir Gadinga não tem dúvidas sobre qual deve ser a postura de um profissional, nos casos do género.

“Vou querer sempre representar o meu país”, enfatiza o capitão sub-16 da Guiné-Bissau.

Vladimir Gadinga é um dos mais de 100 jogadores de futebol que se espera que aproveitem a pequena “montra” dos VII Jogos da CPLP para revelarem o seu talento na modalidade, como aconteceu com Moreira, hoje uma certeza na equipa sénior do Benfica, e com o moçambicano ex-sportinguista Paíto, nos Jogos da CPLP de 1997, disputados em Maputo.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem