Invista em Portugal, nós apoiamos
Construção de sites Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 director: Norberto Hossi
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Cultura
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Comunidades
Professores de português nos EUA e Canadá querem mais apoio do governo
- 4-Aug-2010 - 21:50


O presidente da Associação de Professores de Português dos EUA e Canadá, Diniz Borges, defendeu hoje, em Angra do Heroísmo, nos Açores, a necessidade de mais apoio do governo ao português para melhorar o ensino da língua naqueles dois países.


Diniz Borges considerou que esta é uma época de "grandes desafios para a língua portuguesa" naqueles dois países, frisando que "a língua francesa está em declínio no ensino oficial americano" e há cada vez mais pessoas interessadas em aprender português.

Este responsável salientou, no entanto, que há falta de professores e "os que existem precisam de formação para renovar conhecimentos".

O presidente da Associação de Professores de Português dos EUA e Canadá falava aos jornalistas no final de um encontro com a secretária Regional da Educação, Lina Mendes, um encontro que contou também com a presença de seis alunos luso-americanos, os vencedores do concurso sobre a cultura portuguesa.

Neste encontro, os representantes da associação entregaram a Lina Mendes um documento com as principais preocupações dos professores que leccionam português nos EUA e no Canadá, países onde existem grandes comunidades de emigrantes portugueses, nomeadamente dos Açores.

A falta de professores é um dos pontos do documento, tendo Diniz Borges defendido que os docentes estariam "muito melhor servidos se fosse o governo português a ter a pasta do ensino da língua no exterior".

"O Instituto Camões prometeu há duas semanas mais apoios, esperemos que cumpra", afirmou, defendendo a necessidade de "uma política específica para os EUA e Canadá e não uma política global de língua portuguesa, porque há especificidades próprias".

Por seu lado, Lina Mendes considerou que a associação tem "um papel fundamental no ensino e na estimulação para a aprendizagem do português e da cultura", assegurando uma "relação mais estreita" para o futuro, nomeadamente em termos da produção de materiais didáticos no quadro do currículo regional e do plano regional de leitura.

A secretária regional da Educação revelou ainda que está em estudo a criação de uma plataforma de ensino mediatizado, que pode ser "uma mais valia para a formação dos professores que estão junto das comunidades", permitindo que "não se sintam isolados e se mantenham actualizados".


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
Faro Car Hire  
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona design e programação NOVAimagem - Web design, alojamento de sites, SEO