As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Artista brasileiro no Festival de Música da Baía das Gatas
- 6-Aug-2003 - 13:29

Artistas do Brasil, Cuba, África do Sul e Angola participam em Cabo Verde na 19ª edição do Festival de Música da Baía das Gatas, a decorrer na ilha de S. Vicente entre os próximos dias 15 e 17.


O Brasil estará presente no certame com o samba e pagode através do conjunto Toque de Prima, composto por músicos que acompanham normalmente grandes nomes da música brasileira como Marisa Monte e Martinho da Vila.

O festival conta ainda com a presença de artistas e grupos nacionais e internacionais de renome, destacando-se entre os estrangeiros os Mahotella Queens, da África do Sul, e Patrícia Faria, de Angola, bem como Ismael Lo, do Senegal, e Patrick S.

Eloi, elemento do conjunto de zouk Kassav, da Martinica.

Cuba estará representada pelo grupo Os Cubanitos.

Para o suculento "manjar musical" que os organizadores esperam que seja o festival, também será apresentada uma "rica baixela" formada pela "prata da casa", com artistas como Teófilo Chantre, Mayra Andrade, Nancy Vieira, Susana Lubrano, Bau e Manuel d+Novas.

E é justamente este último, considerado um dos maiores compositores cabo-verdianos, que a décima nona edição do "Baía das Gatas" homenageia, em "reconhecimento por décadas de trabalho dedicado à música e à cultura de Cabo Verde".

Para Djô da Silva, responsável da empresa Harmonia, que produz o festival, a distinção a Manuel d+Novas é uma "homenagem justa, feita com música de qualidade" que vai "deliciar" as milhares de pessoas esperadas na praia da Baía das Gatas ao longo dos três dias do festival.

"Quisemos reunir um naipe diversificado de artistas nacionais e estrangeiros, privilegiando sobretudo a juventude, uma vez que muitos dos artistas que se irão apresentar são jovens promissores ou já consagrados", observou aquele responsável.

Os três dias do festival submetem-se a uma programação temática, sendo o de sexta-feira (dia 15) denominado "Noite Africana", o de sábado "Noite das Ilhas" e o de domingo, que encerra o certame, "Noite Tradicional".

Perspectivando o que poderão ser os momentos mais altos do festival, Djô da Silva recomendou uma atenção especial à actuação de Patrícia Faria, que considerou uma das "grandes revelações actuais da música africana", e cuja presença no certame foi uma "oferta do Ministério da Cultura de Angola".

O produtor também destacou as apresentações do senegalês Ismael Lo e das Mahotella Queens, que classificou como "verdadeiras embaixadoras da mais genuina música tradicional da África do Sul".

No que respeita aos artistas e grupos cabo-verdianos presentes no festival, Djô da Silva salientou alguns nomes como Mayra Andrade, Teófilo Chantre, Bau, Cordas do Sol e o homenageado Manuel d'Novas, que protagonizará a última actuação do certame, acompanhado por alguns amigos.

A 19ª edição do Festival de Música da Baía das Gatas começa no próximo dia 15 com a actuação da Banda Municipal de São Vicente, a que se seguem os grupos Revelação e Gota a Gota, e os artistas Tcheka, Patrícia Faria (Angola), Ismael Lo (Senegal) e a banda feminina sul-africana Mahotella Queens, que interpreta a música tradicional do seu país no denominado estilo "world music".

Sábado, dia 16, sobem ao palco a banda cabo-verdiana Kompass com as vozes de Nancy Vieira, Mayra Andrade e Teófilo Chantre. Segue-se uma das estrelas da juventude cabo-verdiana, Susana Lubrano, Toque de Prima (Brasil), Cubanito (Cuba) e Patrick Saint Eloi (Martinica).

Vera Cruz, uma das vozes emergentes na música nacional, abre o zltimo dia do festival, domingo, dia 17, seguindo-se o grupo de música tradicional da ilha de Santo Antão Cordas do Sol Bau, o virtuoso dos instrumentos de corda, do violão, violino e cavaquinho, acompanhado de amigos, encerra o festival.

Com a banda de Bau vão passar pelo palco no encerramento do festival Djoia, Solange, Hermínia e Dulce Matias. Hermínia, que se estreou na edição discográfica já na terceira idade, surpreendeu o público no final da década de 90 com "Coraçon Leve", um conjunto de mornas compostas por Vasco Martins.

Dulce Matias é uma das belas vozes das mornas e coladeiras da diáspora cabo-verdiana em França. Estreou-se na edição discográfica em 1998 com "Reservode", produzido por Paulino Vieira.

Mas o convidado especial de Bau será mesmo Manuel d+Novas, o grande compositor das mornas e coladeiras da actualidade, e que será o artista homenageado na edição deste ano do Festival de Música da Baía das Gatas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem