As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Moçambique
Empresa dos EUA descobre petróleo na Bacia do Rovuma, diz o Governo
- 17-Aug-2010 - 16:43


A ANADARKO Petroleum Cop, uma companhia norte-americana com sede no Texas, anunciou a descoberta de petróleo na Bacia do Rovuma, norte de Moçambique, mas ainda não sabe se em quantidades comercializáveis.


A confirmação foi feita pela ministra dos Recursos Minerais de Moçambique, Esperança Bias, que explicou que a presença de petróleo associada ao gás naquela bacia foi detectada a uma profundidade de 5100 metros. Esta é a primeira vez que se descobre petróleo “off shore” na África Oriental.

“Dizemos que há presença de petróleo, porque ainda é necessário confirmar, através de pelo menos mais três furos que serão feitos, se essa presença significar uma descoberta comercial”, disse a governante.

Ainda este ano, a ANADARKO deverá proceder à abertura dos restantes três furos, disse a ministra moçambicana dos Recursos Minerais.

“Neste momento está a fazer-se avaliação das amostras que foram recolhidas e, em função disso, vai-se determinar quando é que serão feitos os outros furos”, afirmou.

Há quatro anos, a ANADARKO e as autoridades moçambicanas rubricaram um acordo para a abertura de seis furos na Bacia do Rovuma. O petróleo associado ao gás foi descoberto no terceiro furo denominado “Ironclad”, depois de no segundo furo, designado “Windjammer”, aberto em Fevereiro último, a multinacional norte-americana ter anunciado a descoberta de gás em offshore, a uma profundidade de 3600 metros e 147 de espessura.

Para além da ANADARKO, existem mais três empresas a fazerem pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos na bacia do Rovuma: a ENI da Itália, PETRONAS da Malásia e a STATOIL da Noruega.

“Essas empresas estão a terminar a avaliação dos dados sísmicos, para posteriormente programarem a realização de furos. Temos também empresas que estão a fazer trabalhos de pesquisa na Bacia de Moçambique”, disse Esperança Bias, adiantando que recentemente o Governo recebeu novas propostas de concorrentes ao quarto concurso para a pesquisa e prospecção de hidrocarbonetos no país.

Os vencedores serão divulgados brevemente.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Desenvolvimento de Sites Portugal por NOVAimagem