Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Itália apoia com 66 milhões de euros, 12 dos quais para Orçamento de Estado
- 3-Sep-2010 - 15:10


O Governo moçambicano assinou, em Maputo, três acordos de cooperação com a Itália no valor de 66 milhões de euros, dos quais 12 milhões vão directamente para o Orçamento de Estado.


Os acordos, assinados pelos vice-ministros dos Negócios Estrangeiros de Moçambique, Eduardo Koloma, e de Itália, Alfredo Mantica, visam apoiar o Governo moçambicano, até 2012, nas áreas da saúde, educação e formação, descentralização e desenvolvimento rural.

A Itália disponibiliza assim a Moçambique 60 milhões de euros, valor a que serão acrescentados mais seis milhões de euros de crédito para a construção da barragem de Nhacangara, na província de Manica, centro.

Dos 60 milhões de euros, 12 milhões são para apoiar directamente o Orçamento de Estado, como forma de “continuar a apoiar os esforços do Governo de Moçambique na erradicação da pobreza e na promoção do bem estar social”, justificou Alfredo Mantica, segundo a edição de hoje do jornal Notícias.

Moçambique é, segundo o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros moçambicano, “o único país do mundo que recebe apoio directo da Itália para o Orçamento do Estado”, relação bilateral que se mantém desde 1975, aquando da independência do país.

O financiamento italiano vai também apoiar o projecto realizado pelos dois países em conjunto com o Brasil, para a requalificação urbana do Bairro Chamanculo “C”, nos arredores de Maputo, no valor de 1,27 milhões de euros.

Mas servirá ainda para ajudar na adesão ao Fundo Comum para a Educação (FASE), com 3,87 milhões de euros, e para o novo acordo-quadro de cooperação de Moçambique, que substituirá o que vigora desde 1996.

Com estes acordos, “os dois governos esperam atingir o fortalecimento do ensino técnico e profissional e superior, promoção de mais oportunidades de emprego no setor de educação, fortalecimento do sistema nacional da saúde e melhoria qualitativa e quantitativa dos recursos humanos”, explicou o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros italiano.

Apesar da crise mundial, garantiu Alfredo Mantica, a Itália pretende “continuar a dar assistência financeira aos projetos e programas de desenvolvimento de Moçambique”.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem