As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Congresso escolhe hoje novo líder do PTS, partido da oposição
- 9-Aug-2003 - 18:49

O Partido do Trabalho e da Solidariedade (OTS), oposição parlamentar em Cabo Verde, elege hoje uma nova liderança, num congresso que decorrerá durante todo o dia na cidade do Mindelo, com a participação de 150 delegados.


Isaías Rodrigues, actual presidente interino do PTS, pode ser um dos candidatos à sucessão, por via electiva, de Onésimo Silveira, que é actualmente embaixador de Cabo Verde em Lisboa e foi fundador e o primeiro presidente do partido.

Contactado sexta-feira pela Agência Lusa, aquele responsável não quis, a menos de 24 horas da eleição, assumir definitivamente a candidatura, adiantando apenas que é "uma hipótese com fortes possibilidades de se concretizar".

Concorrente certo à liderança é Jorge Silva, antigo deputado daquela força política no parlamento cabo-verdiano e que, até ao momento, é o único candidato que apresentou formalmente a sua intenção de ir a sufrágio para a presidência do PTS.

Resolver em definitivo a questão da liderança é o principal objectivo do congresso daquele partido que, há mais de um ano, após a saída de Onésimo Silveira, está a ser dirigido interinamente por Isaías Rodrigues.

Apesar do seu carácter extraordinário, trata-se do segundo congresso do PTS, partido fundado em finais de 2000 e que, nas eleições legislativas cabo-verdianas de 2001, conseguiu eleger o seu então presidente como deputado à Assembleia Nacional.

De há um ano para cá, os dirigentes do partido têm tentado realizar o seu segundo congresso para escolher em sufrágio um novo líder, mas sem sucesso, devido a dificuldades de várias ordem, nomeadamente de "carácter organizativo e derivadas de divergências internas".

Só agora foi possível concretizar essa imposição estatutária que, de acordo com o presidente da Comissão Organizadora do conclave, Henrique Cruz, não podia sofrer mais adiamentos, uma vez que o PTS "não pode continuar por mais tempo sob liderança interina".

Mesmo assim, o processo não está isento de polémicas e tensões, havendo vozes críticas em relação à forma como o congresso foi preparado.

Uma dessas vozes é a do candidato Jorge Silva, que denunciou, quinta-feira, o eventual aparecimento de "outras candidaturas de bastidores com estratégias de última hora".

Quem está definitivamente fora da corrida é Jorge Tienne, cuja candidatura chegou a ser dada como certa há alguns meses atrás, por neste momento estar "indisponível para assumir a liderança do projecto do PTS".

A reunião magna deste partido acontece "em cima da hora", uma vez que, a haver mais adiamentos, podia ficar em causa a participação do PTS nas eleições autárquicas cabo-verdianas, marcadas para Fevereiro de 2004.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem