NCaster Has not been assigned a template for this catogory. This site is powered by Project ncaster
using defalts layout A autora revisita "as histórias de coragem e os bastidores de uma doença que continua a ser muito temida".

Lúcia Gonçalves explica que ao longo de cada capítulo descreve cada um dos tipos de cancro, chamando a atenção para "os sinais de alarme a que deveremos estar atentos" e traçando "as diferentes formas de tratamento de que hoje dispomos".

Centrando-se em casos reais, "a obra conta com os relatos de quem viveu a doença e conseguiu seguir em frente, de familiares e amigos que acompanharam o paciente, bem como de médicos e profissionais de saúde, na sua batalha diária pela descoberta de tratamentos e métodos de diagnóstico mais eficazes", sustentou a autora.

Escrita com a colaboração de Júlio Montenegro, jornalista da RDP, os autores abordam numa linguagem acessível os mitos que rodeiam a doença e alertam para a importância do diagnóstico precoce.

O livro tem prefácios de Leonor Beleza, presidente da Fundação Champalimaud, e Manuel Sobrinho Simões, presidente do IPATIMUP (Instituto de Patologia e Imunologia Molecular da Universidade do Porto).

A revisão científica da obra esteve a cargo de especialistas de cada uma das áreas.

Lúcia Gonçalves é jornalista, além de autora, apresentadora e produtora de programas de rádio e televisão. Formada na Escola Superior de Jornalismo do Porto, iniciou a sua actividade no jornal «O Primeiro de Janeiro».

Ingressou nos quadros da SIC em 1996 e tem dividido a sua actividade pela reportagem e a cobertura de assuntos variados no país e no estrangeiro.

É, desde há seis anos, editora executiva adjunta da SIC.

Com a série de programas "Vencer o Cancro" foi recentemente distinguida com o prémio "Convergência Impresa 2009".

Júlio Montenegro, jornalista, realizador, produtor e apresentador de rádio e televisão, foi autor de dezenas de programas nesses dois suportes.

O lançamento do livro "Vencer o Cancro" vai realizar-se na próxima quarta feira, às 18:30, na Fundação Engenheiro António de Almeida, no Porto.