As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Juventude do partido no poder em congresso de sexta-feira a domingo
- 20-Aug-2003 - 14:31

O IV congresso da Juventude do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (JPAI) vai decorrer de sexta-feira a domingo, na Cidade da Praia, com duas listas a candidatarem-se à liderança da organização.


Edson Medina e Sidónio Monteiro são os candidatos à sucessão de Emanuel Furtado na liderança da organização juvenil do partido actualmente no poder em Cabo Verde.

Sob o lema "Pelo Exercício Ético na Política", o IV Congresso da JPAI já sofreu alguns adiamentos, situação que impediu, inclusivamente, a eleição dos 40 delegados (correspondentes a uma quota de 10 por cento) da organização juvenil ao XX Congresso do PAICV, realizado em finais de Junho.

Outros factores contribuíram para a não realização atempada da reunião magna dos "jotas" do PAICV, nomeadamente alguns problemas relacionados com a gestão do processo de sucessão do actual presidente, Emanuel Furtado, para cujo lugar concorrem Edson Medina e Sidónio Monteiro.

O presidente da Comissão Preparatória do Congresso, José Maria de Pina, salientou à Agência Lusa que os dois candidatos À liderança da JPAI vêm desenvolvendo as respectivas campanhas num "ambiente saudável e na mais perfeita normalidade".

Salientando que já foram eleitos os 200 delegados ao congresso, José Maria de Pina disse que a escolha do tema da reunião constitui uma forma de a juventude do PAICV "contribuir para o reforço da ética na política cabo- verdiana", uma vez que "os mais novos podem, em muitos aspectos, dar exemplos aos adultos".

Segundo José Maria de Pina, o congresso da JPAI deverá também proceder a uma "profunda alteração" dos estatutos da organização, uma vez que o texto actual, aprovado em 1995, "já carece de adaptações".

Durante o congresso, os "jotas" deverão aprovar um novo regulamento interno e discutir a sua relação com a política, com base no tema "A Juventude e a Política", a ser apresentada pela dirigente do PAICV e ministra da Justiça e da Administração Interna, Cristina Fontes Lima.

"Vamos procurar reflectir sobre a contribuição dos jovens para o melhoramento da prática política em Cabo Verde, como forma de reforçar a democracia", explicou José Maria de Pina.

Os 200 delegados serão também chamados a discutir problemas concretos que afectam a juventude do arquipélago, como a questão da formação, que, segundo José Maria de Pina, deve ser repensada no sentido de haver "maior equilíbrio entre a formação superior e a formação profissional".

Nestes domínios, bem como nos da toxicodependência e das Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), deverão sair do congresso "contribuições importantes para o enriquecimento da agenda para a juventude e do programa do governo para o sector", acrescentou.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem