As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Oposição entrega provas de alegada corrupção no governo
- 20-Aug-2003 - 18:42

Um dirigente da oposição da Guiné-Bissau entregou hoje ao governo, em Bissau, documentos que alegadamente provam a existência de corrupção no seio do executivo.


Os documentos foram entregues pelo presidente da coligação Plataforma Unida (PU), Victor Mandinga, ao ministro da Economia e Finanças, Augusto Sow, durante uma reunião da Comissão Permanente da Assembleia Nacional Popular (ANP).

Na ocasião esteve também presente o ministro da Presidência, Pedro da Costa.

A reunião foi convocada para debater o aval do parlamento à contracção de um empréstimo obrigacionista por parte do governo.

De acordo com Victor Mandinga, os documentos que confiou aos dois ministros servem "para provar a boa fé do governo", se este proceder à sua entrega na Procuradoria- Geral da República para "averiguações".

O conteúdo do dossier, ainda segundo Mandinga, prova alegadas práticas de corrupção no governo, que envolvem um empresário guineense e que passam pelo "desvio" de mais de 100 milhões de francos CFA (cerca de 150 mil euros) de fundos afectos à ANP.

Além dos referidos documentos, Victor Mandinga, que é economista, pediu ainda explicações sobre o empréstimo obrigacionista, caucionando a estas o aval do seu partido ao pedido do governo.

Aquele dirigente da oposição pretende que o governo explique as diferenças entre as verbas entradas nas contas do Tesouro Público e os valores não coincidentes nas contas oficiais do Ministério da Economia e Finanças.

O empréstimo pretendido pelo governo, segundo o ministro Augusto Sow, é de 10 milhões e 500 mil euros e destina-se ao pagamento de salários em atraso e ainda a efectuar algumas obras.

Este deverá ser caucionado pelo Banco Central dos Estados da África Ocidental (BCEAO), através da venda de títulos do Tesouro da Guiné-Bissau.

A Comissão Permanente da ANP ainda não tomou nenhuma decisão sobre o pedido do governo para avalizar o pedido de empréstimo, prevendo-se que o anúncio seja feito dentro de dias.

A Agência Lusa apurou que a oposição pretende que o governo esclareça qual o destino que vai dar ao dinheiro do empréstimo, explicando, designadamente, quais as obras que tenciona fazer, a menos de dois meses das eleições legislativas antecipadas marcadas para o próximo dia 12 de Outubro.

Vários líderes parlamentares admitiram que o consentimento para o empréstimo só será aprovado se o governo der garantias de que a verba será integralmente aplicada no pagamento dos salários em atraso.

Soares Sambu, vice-presidente do parlamento e deputado eleito pelo Partido Africano para a Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC, na oposição), defendeu mesmo que o governo refaça o dossier que apresentou hoje aos deputados para "tornar as coisas mais claras, de modo a que a ANP possa anuir" ao seu pedido.

A função pública guineense tem actualmente cerca de sete meses de salários em atraso e os militares cinco, mas em pior situação estão os deputados e funcionários da ANP, que não recebem salários desde Novembro de 2002.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem