As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Campanha para presidenciais inicia hoje
- 21-Jul-2011 - 9:13

A campanha eleitoral para as presidenciais de 7 de Agosto de 2011 em Cabo Verde arranca quinta-feira com a participação de quatro candidatos à sucessão do Presidente Pedro Pires, soube quarta-feira a PANA em Praia de fonte oficial.

Para este escrutínio, estão inscritos pouco mais de 300 mil eleitores que irão escolher entre Manuel Inocêncio Sousa (apoiado pelo PAICV - partido no poder), Jorge Carlos Fonseca (apoiado MpD - principal partido da oposição), Aristides Lima (deputado do PAICV, que se apresenta como independente) e Joaquim Monteiro (independente, sem apoio de qualquer partido).

No dia da votação, os eleitores terão à disposição 900 assembleias de voto no arquipélago e 300 na diáspora, onde estão inscritos pelo menos 35.300 eleitores, dos quais em África 4.300, nas Américas oito mil e na Europa e Resto do Mundo 23 mil.

Ao longo dos próximo 16 dias, período oficial da campanha, os quatro candidatos vão se desdobrar em contactos com o eleitorado no arquipélago e junto das comunidades cabo-verdianas na diáspora, que, tradicionalmente, ditam o vencedor das eleições presidenciais.

De acordo com observadores na capital cabo-verdiana, a campanha, que termina a 7 de Agosto, promete ser animada, sobretudo, em termos político-partidários, uma vez que o partido no poder apresenta-se dividido nestas eleições, o que pode vir a ter algumas consequências na estabilidade governativa.

Isto porque não se sabe ao certo qual a posição que os deputados da bancada parlamentar do PAICV e apoiantes declarados de Aristides Lima tomarão, após as eleições presidenciais em caso de vitória ou derrota do seu candidato.

Nesta legislatura, o PAICV dispõe de uma maioria de apenas quatro assentos no Parlamento, o que significa que o Governo do primeiro-ministro José Maria Neves pode ficar em causa se os deputados \"dissidentes\" optarem por retirar o seu apoio ao Executivo.

Aliás, a disputa entre os dois candidatos oriundos da mesma família política - Lima e Inocêncio - pode favorecer o candidato Jorge Carlos Fonseca, que aposta numa vitória logo na primeira volta, caso todo o eleitorado do MpD (mais de 90 mil votos) votar na sua candidatura.

No entanto, as últimas sondagens colocam Aristides Lima na liderança (27 porcento) das intenções de votos, Manuel Inocêncio em segundo lugar (22 porcento), seguido de Jorge Carlos Fonseca (21 porcento) e de Joaquim Monteiro (um porcento).

Caso haja necessidade de segunda volta, será realizada a 21 de Agosto de 2011.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem