Apoio ao investimento estrangeiro em Portugal
           As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Brasil
Ministro Português dos Negócios Estrangeiros em visita oficial ao Brasil
- 26-Jul-2011 - 15:34

O ministro português dos Negócios Estrangeiros, Paulo Portas, inicia amanhã uma visita oficial de dois dias ao Brasil.


Dia 27, Paulo Portas será recebido no Itamaraty pelo seu homólogo brasileiro, ministro das Relações Exteriores, António Patriota, seguindo-se uma conferência de imprensa conjunta.

Do programa da visita fazem parte encontros com jornalistas e opinion makers, agentes culturais brasileiros e membros da comunidade portuguesa de Brasília.

Terça feira, 26, Paulo Portas participa , no aeroporto de Brasília, no acto de inauguração do Projecto Piloto RAPID Lisboa/Brasília de verificação electrónica de passaportes e tem à noite, um jantar com alguns dos principais empresários portugueses no Brasil e brasileiros em Portugal.

O Projecto Piloto RAPID Lisboa/Brasília resultou de um acordo entre o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras de Portugal e o Departamento de Policia Federal da República Federativa do BRASIL, tendo sido instalados 2 (dois) sistemas RAPID no Aeroporto JK em Brasília, um no embarque e outro no desembarque internacional. No Aeroporto da Portela, em Lisboa, ficarão disponíveis o mesmo número de equipamentos que funcionarão de forma semelhante.

O RAPID aplica-se, numa primeira fase, apenas aos nacionais de ambos os países, titulares de passaportes diplomáticos ou especiais/oficiais electrónicos e, numa segunda fase, no Aeroporto Internacional de Brasília, também aos passaportes brasileiros electrónicos (com chip).

Tecnologia pioneira

O Sistema de Reconhecimento Automático de Passageiros Identificados Documentalmente (RAPID) é um equipamento pioneiro que permite a fiscalização automática dos passageiros nacionais da União Europeia com passaporte electrónico.

Desenvolvido pelo Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e pela empresa portuguesa Vision-Box, o Sistema RAPID está já instalado em todos os aeroportos internacionais portugueses.

O RAPID é um sistema inovador, a nível mundial, que permite o controle automático dos passageiros portadores de passaportes electrónicos.

Este sistema combina as operações de leitura e verificação de passaportes electrónicos, avaliando os dados biométricos que operam um dispositivo automático de abertura das portas.

Numa primeira fase, é verificada a autenticidade do passaporte electrónico, são validados todos os dados armazenados no chip e consultadas as bases de dados de segurança. Numa segunda fase, confirma-se a identificação do passageiro, estabelecendo uma comparação entre a fotografia armazenada no chip e a informação do passageiro in loco - dados biométricos faciais, abrindo automaticamente a porta da fronteira quando as características de ambas as imagens são coincidentes.
Reduzindo o tempo de travessia da fronteira a menos de 20 segundos por passageiro, o RAPID é um sistema altamente inovador que confere impulso significativo à eficiência dos meios, tornando significativamente mais rápido e seguro o movimento no controle das fronteiras.

Carlos Fino


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 
 

Find Your Rental Car
 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design e SEO Portugal / Brasil por NOVAimagem