As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Edson Medina eleito presidente da Juventude do PAICV
- 25-Aug-2003 - 14:20

Edson Medina foi hoje de madrugada eleito presidente da JPAI, a organização juvenil do Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV), actualmente no poder.


O novo líder dos "Jotas" do PAICV, que substitui Emanuel Furtado, tinha como concorrente Sidónio Monteiro, nestas eleições disputadas "à sombra" das duas sensibilidades actualmente existentes dentro do partido.

A candidatura vencedora foi "apadrinhada" pela sensibilidade "J", liderada pelo actual presidente do partido e primeiro-ministro, e a de Sidónio Monteiro tinha o apoio da sensibilidade "F", de Felisberto Vieira, que há dois congressos vêm disputando a liderança do PAICV.

Durante quase todo o congresso da JPAI, que começou no sábado, foi visível a presença dos "seniores" de um e outro lados, tendo inclusivamente José Maria Neves e Felisberto Vieira estado presentes durante grande parte de domingo.

Os movimentos de bastidores protagonizados pelos "graúdos" do PAICV não passaram despercebidos à imprensa, que registou algumas queixas dos dois lados contra "pressões" que terão sido alegadamente exercidas sobre os delegados, para votarem numa ou noutra candidatura.

Edson Medina acabou por sair vencedor com 98 votos contra 87 de Sidónio Monteiro, no final de um processo que fez atrasar o encerramento do congresso (previsto para as 19:00 de domingo mas que só ocorreu hoje de madrugada).

Edson Medina, 25 anos, é o sétimo dirigente de uma organização juvenil do PAIGC/PAICV, depois de Luís Fonseca, José Gomes da Veiga, José Maria Neves, José Agnelo Sanches, Camilo Gonçalves e Emanuel Furtado.

O primeiro, actualmente na carreira diplomática, dirigiu a Juventude Africana Amílcar Cabral - Cabo Verde (JAAC-CV) quando o PAIGC era ainda partido único na Guiné Bissau e em Cabo Verde.

José Gomes da Veiga (oficial das Forças Armadas), foi secretário-geral da JAACV depois da cisão entre os dois países e a criação do PAICV, em 1980, tendo sido substituído no cargo pelo actual presidente do partido e primeiro-ministro do arquipélago, José Maria Neves.

Com a abertura política ocorrida em 1990, deu-se a dissolução de todas as organizações de massa do PAICV, tendo sido criada, em meados da década de 90, a JPAI, que desde então, e até agora, teve três presidentes.

O primeiro foi Agnelo Sanches, actualmente administrador da companhia de seguros Garantia, Camilo Domingos, presidente da Câmara Municipal da Brava, e Emanuel Furtado, deputado do PAICV ao parlamento cabo-verdiano na presente legislatura.

O novo líder, Edson Medina, é formado em Ciências Políticas pela Universidade de Brasília e desempenha actualmente o cargo de assessor do Grupo Parlamentar do PAICV na Assembleia Nacional.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem