As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
PCD considera precipitada decisão do MPD sobre coligação
- 26-Aug-2003 - 12:02

O Partido da Convergência Democrática (PCD) considerou de "precipitado" o comunicado emitido pelo Movimento para a Democracia (MPD) dando conta de impasse nas negociações para uma coligação desses dois partidos da oposição cabo-verdiana para as próximas eleições autárquicas em 2004.


O PCD, que dispõe de um único assento no Parlamento cabo-verdiano, considera que a situação podia ser ultrapassada numa concertação entre os líderes dos dois partidos Agostinho Lopes (MPD) e Eurico Monteiro (PCD).

Um documento divulgado no final de uma reunião da Comissão Política do PCD realizada no último fim-de-semana refere que a decisão de pôr em risco os entendimentos já conseguidos decorre duma "troca de bilhetes com argumentos e contra-argumentos, de forma informal, entre dois negociadores".

O PCD considera inoportuna a tomada de posição pública por parte do presidente do MPD, Agostinho Lopes, sobre o desfecho das negociações na véspera da anunciada deliberação da Comissão Política do PCD sobre a proposta apresentada pelo negociador do MPD, Rui Figueiredo.

No documento, o PCD defende ser necessário reconhecer-se que as negociações para um entendimento político entre dois partidos, visando uma participação concertada em eleições autárquicas, é um processo "delicado e complexo".

É um processo que involve várias fases e atende a diferentes sensibilidades", recomendando assim uma gestão prudente e cautelosa para evitar atitudes que, mesmo não sendo intencionais, podem causar danos sérios aos resultados finais, sublinha.

Para o PCD, pretende-se uma coligação que passe a imagem de renovação, vitalidade e de força, capaz de criar uma dinâmica de vitória para ganhar as próximas eleições e implantar um projecto alternativo para Cabo Verde.

De recordar que divergências de última hora impediram a assinatura no passado fim-de-semana de um acordo de coligação entre MPD e o PCD para enfrentar o PAICV nas próximas autárquicas mas que também poderia vir a ser alargada aos próximos actos eleitorais em Cabo Verde.

O acordo preconizava a apresentação de listas comuns dessas duas forças política da oposição em seis dos 17 municípios cabo-verdianos.

O presidente do MPD, Agostinho Lopes, disse sexta-feira passada que lamentava "a forma pouco curial" como o PCD de Eurico Monteiro se fechara a um eventual compromisso com a maior força política da oposição em Cabo Verde, acusando-o de tornar "praticamente impossível" um entendimento.

O líder do MPD disse na altura entender que o posicionamento do PCD deixava antever um desfecho pouco favorável do processo e que, por isso, a Comissão Política do seu partido decidira avançar com o anúncio das suas candidaturas, deixando, no entanto, uma fresta da porta aberta para os entendimentos necessários.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem