As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Missão de prospecção constata recursos marinhos
- 27-Aug-2003 - 12:17

Os mares de Cabo Verde possuem recursos em crustáceos e outras espécies marinhas de grande profundidade capazes de gerar rendimentos "muito superiores" aos que sustentam pescas comerciais em outras partes do mundo, segundo dados preliminares duma missão de prospecção marinha.


Estes resultados foram obtidos por uma missão de prospecção de recursos marinhos levada a cabo durante duas semanas por técnicos do Instituto cabo-verdiano de Desenvolvimento das Pescas (INDP) e do Instituto Canário de Ciências Marinhas.

De acordo com o biólogo do INPD, Aníbal Medina, que participou na missão a bordo do navio oceanográfico "Taliarte", os resultados da campanha de prospecção deixam os técnicos dessa instituição "extremamente optimistas" quanto às reservas dos mares das ilhas em camarão, caranguejo e outras espécies marinhas de grande profundidade.

Segundo a mesma fonte, este facto traz ainda outras vantagens ao país à medida em que vai permitir aliviar a actual pressão sobre determinados recursos como a lagosta e levar os pescadores, no futuro, a enveredar pela pesca de outros recursos, igualmente de alto valor comercial quer em Cabo Verde quer no mercado de exportação.

"Estamos neste momento a analisar os resultados preliminares desta campanha, vamos tratar os dados, mas seguramente temos razões para estar optimistas pelos sinais revelados", disse Aníbal Medina à agência cabo-verdiana de notícias INFOPRPRESS.

A campanha de prospecção de crustáceos e peixes de profundidade é uma das vertentes do projecto Hydrocarpo de Gestão Sustentável do Património Natural Costeiro e dos Recursos Marinhos Vivos de Cabo Verde, desenvolvido conjuntamente pelo INDP e pelo Instituto Canário de Ciências Marinhas, com o financiamento da União Europeia.

Segunda-feira uma nova equipa embarcou no "Taliarte", desta feita para uma missão de localização de espécies como golfinhos e baleias nas zonas costeiras de São Vicente, Santo Antão, Santa Luzia e S. Nicolau.

O projecto Hydrocarpo arrancou em Maio passado e vai durar dois anos consagrando ainda acções de sensibilização em matéria do ambiente, de vigilância ambiental e de formação de quadros nas Ilhas Canárias e em Cabo Verde.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem