As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Estados Insulares reúnem-se em Cabo Verde
- 31-Aug-2003 - 21:23

A cidade da Praia acolhe, nesta segunda-feira e até cinco de Setembro, a reunião regional dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS, em sigla inglesa) pertencentes ao grupo dos chamados AIMS (Atlântico, Índico, Mediterrâneo e Mar do Sul da China), apurou a PANA na capital cabo-verdiana de fonte oficial.


A reunião, que se realiza no âmbito da revisão do Programa de Acção da Conferência de Bridgetown, Barbados (PAB), vai discutir, entre outras questões, o relatório sobre o grau de implementação do referido programa, passados quase 10 anos sobre a sua aprovação.

De acordo com fonte da organização, participam na reunião entre 60 a 70 delegados de todos os países membros do grupo AIMS.

Trata-se, também, de uma reunião preparatória do grande encontro das Maurícias a acontecer em Agosto de 2004, para avaliar os efeitos do PAB nos pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, e ao mesmo tempo verificar os constrangimentos e traçar planos para o futuro.

Os 41 Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento, entre os quais se encontram dois arquipélagos lusófonos (Cabo Verde e São Tomé e Príncipe), incluem países confrontados com problemas que vão desde uma população reduzida à escassez de recursos, passando pela susceptibilidade a desastres naturais, dependência excessiva do comércio internacional e vulnerabilidade em relação aos desenvolvimentos globais externos.

Também enfrentam problemas de inexistência de economias de escala, de custos de transporte e de comunicação elevados e de administrações públicas e infra-estruturas dispendiosas.

Em Abril de 1994, em Bridgetown, foi realizada a Conferência Global para o Desenvolvimento Sustentável, na qual foi implementada a Agenda 21 através do PAB, que se traduz numa agregação de 14 áreas de acção e um conjunto de medidas políticas a nível nacional, regional e internacional visando apoiar esses a atingirem o seu desenvolvimento sustentável.

Entre os principais constrangimentos do PAB figuram os recursos financeiros inadequados, a coordenação regional insuficiente, demasiada concorrência na obtenção dos fundos necessários, escassez de recursos humanos qualificados e a pouca atenção dada às medidas para fazer face às alterações climatéricas.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem