As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Solução para vulnerabilidades preocupa pequenos Estados insulares
- 4-Sep-2003 - 15:46

A vulnerabilidade dos Pequenos Estados Insulares em Desenvolvimento (SIDS) e o desafio de fomentar a sua capacidade de recuperação rápida dominam uma reunião internacional que decorre na Cidade da Praia.


Na reunião participam sete países insulares da região Atlântico, Índico, Mediterrâneo e dos mares da China (Cabo Verde, Comores, Maldivas, Malta, Maurícias, Singapura e Seychelles).

Portugal está presente no encontro como observador.

Na apresentação do tema, o professor Al Bringer, da Universidade das Índias Ocidentais, apontou a cooperação Sul/Sul e o aproveitamento dos bons exemplos de alguns países insulares mais avançados como uma saída para o desenvolvimento dos SIDS.

O universitário propôs como soluções uma maior cooperação entre os SIDS em sectores como a energia, agricultura, conservação dos recursos naturais e desenvolvimento dos recursos humanos.

Para Pierre Encontre, da Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (CNUCED), também um dos apresentadores do tema, o maior peso da vulnerabilidade económica desses países insulares tem a ver com os efeitos externos.

O perito da CNUCED considerou que as modificações que se processam no ambiente económico internacional têm um impacto "extremamente poderoso" sobre as economias dos pequenos estados.

O antigo director do Plano de Cabo Verde Manuel Varela Neves, um dos representantes cabo-verdianos na reunião, defendeu que, para inverter essa situação, "há que criar capacidades técnicas internas e institucionais para melhor trabalhar a questão".

No caso concreto de Cabo Verde, acrescentou, as vulnerabilidades há muito que estão identificadas.

Nesse sentido, apontou a alta dependência no sector do comércio em termos de importação e a fragilidade nas exportações, a par da instabilidade agrícola.

"A fragilidade ambiental é também outra questão a ter em conta, quando se pensa o desenvolvimento sustentado de Cabo Verde. A vulnerabilidade ambiental deve ser um dos argumentos de peso do país na Conferencia Internacional das ilhas Maurícias", marcada para o próximo ano, sublinhou Manuel Varela Neves.

Terça-feira, os participantes na reunião dos Pequenos Estados Insulares, que teve início na segunda-feira, debruçaram- se sobre o andamento dos relatórios nacionais sobre a implementação do Programa de Acção de Barbados, de 1994.

O grupo dos Estados Insulares em Desenvolvimento é constituído por 41 países.

A reunião, que se prolonga até sexta-feira, destina-se a fazer uma avaliação do percurso feito e da aplicação do Plano de Acção de Barbados.

Na reunião de Barbados, que decorreu em Bridgetown, em Abril de 1994, foi realizada a Conferência Global para o Desenvolvimento Sustentável, na qual foi implementada a "Agenda XXI", através do programa de acção então aprovado.

O programa aponta um conjunto de medidas, acções e políticas que deverão ser levadas a cabo aos níveis nacional, regional e internacional, de forma a apoiar os países insulares a atingirem o seu desenvolvimento sustentável.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem