As Notícias do Mundo Lusófono
 Notícias de Angola Notícias do Brasil Notícias de Cabo Verde Notícias da Guiné-Bissau Notícias de Moçambique Notícias de Portugal Notícias de São Tomé e Príncipe Notícias de Timor Leste
Ir para a página inicial de Noticias Lusofonas desde 1997 toda a lusofonia aqui
 Pesquisar
 
          em   
 Notícias

 » Angola
 » Brasil

 » Cabo Verde
 » Guiné-Bissau
 » Moçambique
 » Portugal
 » S. Tomé e Príncipe
 » Timor Leste
 » Comunidades
 » CPLP
 
Informação Empresarial
Anuncie no Notícias Lusófonas e divulgue a sua Empresa em toda a Comunidade Lusófona
 Canais


 » Manchete
 » Opinião
 » Entrevistas
 » Comunicados
 » Coluna do Leitor
 » Bocas Lusófonas
 » Lusófias
 » Alto Hama

 » Ser Europeu

Siga-nos no
Siga o Notícias Lusófonas no Twitter
Receba as nossas Notícias


Quer colocar as Notícias Lusófonas no seu site?
Click Aqui
Add to Google
 Serviços

 » Classificados
 » Meteorologia
 » Postais Virtuais
 » Correio

 » Índice de Negócios
 
Venha tomar um cafezinho connoscoConversas
no
Café Luso
 
  Cabo Verde
Primeiro-ministro considera reintegração de refugiados o maior desafio
- 5-Sep-2003 - 10:33

O primeiro-ministro angolano Fernando da Piedade Dias dos Santos "Nandó" disse na ilha cabo-verdiana do Sal, que a reintegração social dos cerca de cinco milhões de refugiados provocados pela guerra, que devastou Angola ao longo de cerca de 30 anos, "constitui o maior desafio" de momento para o seu país.


O primeiro-ministro de Angola falava durante uma escala que efectuou no aeroporto internacional "Amílcar Cabral" a caminho do Reino Unido em visita privada.

Nando, que se encontrou com o seu homólogo cabo-verdiano José Maria Neves durante a escala, precisou que o Estado angolano "não possui os meios necessários para atingir este objecto" pelo seu elevado custo financeiro, tornando-se daí necessário recorrer ao apoio da comunidade internacional.

Garantiu que, apesar dos seus parcos recursos, o governo angolano estava a fazer tudo para que, no seu regresso aos seus locais de origem, os refugiados encontrassem as mínimas condições para voltar a ter uma vida activa e produzir o necessário para a sua sobrevivência.

Referindo-se às relações de cooperação entre Angola e Cabo Verde, tema da conversa mantida no Sal com o seu homólogo cabo-verdiano, o primeiro-ministro angolano disse que elas "estão no bom caminho", uma vez que os dois governos estão apostados em acções concretas.

Nandó apontou como exemplo, a abertura, a partir de sábado de uma ligação aérea mensal entre Luanda e a ilha do Sal, o que, segundo ele, constitui um passo decisivo para uma maior circulação de pessoas e bens entre Angola e Cabo Verde.

Destacou igualmente à chegada a Cabo Verde, nesse voo inaugural, de uma importante delegação do seu país, integrada por vários ministros e vice-ministros, assim como empresários, para participar na reunião de balanço da implementação das acções programadas quando da sua visita oficial ao arquipélago no passado mês de Junho.


Marque este Artigo nos Marcadores Sociais Lusófonos




Ver Arquivo


 
   
 


 Ligações

 Jornais Comunidades
 
         
  Copyright © 2009 Notícias Lusófonas - A Lusofonia aqui em primeira mão | Sobre Nós | Anunciar | Contacte-nos

 edição Portugal em Linha - o portal da Comunidade Lusófona Web Design Portugal Algarve por NOVAimagem